icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Em vídeo impressionante, jacarés congelados agem como se nada tivesse acontecido

POR Gustavo Camargo    EM Mundo Animal      11/01/18 às 16h16
capa do post Em vídeo impressionante, jacarés congelados agem como se nada tivesse acontecido

Se você não passou os últimos dias em uma caverna sem sinal de wifi, certamente você ficou sabendo da onda de frio extremo que está acontecendo em alguns lugares dos Estados Unidos. Se para as pessoas enfrentar esse problema já está difícil, imagina para os animais.

Mas um grupo de jacarés está usando uma técnica que é no mínimo curiosa para sobreviver ao frio em um parque da Carolina do Norte. Eles mantêm apenas o focinho para fora das águas congeladas, o suficiente para conseguirem respirarem. Esses jacarés tem uma personalidade muito forte e um extinto de sobrevivência incrível. E é exatamente o que estão fazendo para sobreviver a essa provação, que está sendo o extremo e rigoroso inverno nos EUA.

Eles entram no processo de brumação, como é a conhecida hibernação dos répteis. Durante esse período eles reduzem sua temperatura corporal e o funcionamento de seu metabolismo para sobreviver. Segundo o gerente do parque Shallote River Swamp, George Howard, quando as temperaturas começarem a subir e o gelo derreter, os animais começam a regular a sua temperatura corporal e acordam.

"Eles colocam o nariz para fora e são capazes de respirar e ficar perfeitamente bem, mesmo com a água congelada. É uma técnica de sobrevivência incrível, esses 'caras' foram construídos durões há milênios atrás e continuam durões até hoje", disse Howard em entrevista.

Brumação

Animais de sangue frio procuram-se abrigar e hibernar assim que os dias começam a ficar mais curtos. Temperaturas baixas são particularmente perigosas para répteis ou anfíbios. Por esse mesmo motivo que não existem répteis ou anfíbios na Antártida. Mesmo no Ártico, existem apenas cinco espécies de anfíbios e uma só espécie de réptil que são adaptados o suficiente para conseguirem sobreviver a tais condições.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.


Próxima Matéria
Via   Oglobo     Mundodosanimais     G1  
Imagens STM JuruemD
avatar Gustavo Camargo
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest