• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Emma Watson cria projeto que ajuda mulheres vítimas de abuso

POR Cristyele Oliveira    EM Compartilhando coisa boa      28/10/19 às 11h31

A atriz britânica, Emma Watson, é conhecida mundialmente por ter dado a vida à personagem Hermione Granger, na adaptação para o cinema da série de livros de J. K. Rowling. Mas, mais do que isso, Emma é conhecida também por uma defensora dos direitos das mulheres. Em suma, ela é uma das principais militantes na luta por igualdade de gênero. E como tal, a atriz está sempre envolvida em vários projetos que apoiam as mulheres. Surpreendentemente, a sua mais nova iniciativa é uma linha telefônica gratuita para mulheres. Basicamente, a ideia é oferecer atendimento e aconselhamento para mulheres que já vivenciaram algum tipo de situação de assédio sexual no trabalho.

"Mulheres precisam conhecer seus direitos para acabar com o assédio sexual no local de trabalho", disse a atriz Emma Watson no lançamento do projeto no Reino Unido, no começo do mês passado. Além disso, o serviço basicamente oferecerá aconselhamento sobre o que constitui assédio, tanto moral quanto sexual. Do mesmo modo, sobre o que a vítima deve fazer. Além de instruí-la sobre como prosseguir com a denúncia. E também de oferecer um amparo legal, sobre resoluções de disputas e acordos no tribunal do trabalho.

O projeto

A iniciativa é um parceria entre o movimento Time"s Up e a organização Rights of Women. A ideia é fruto de dados assustadores  sobre assédio no trabalho. Segundo texto do projeto, cerca de metade das mulheres já sofreu algum tipo de assédio no trabalho. No entanto, apenas 20% delas chegaram a relatar o ocorrido no departamento de recursos humanos da empresa. E dessas mulheres, um número muito pequeno chega a fazer denúncias efetivas à polícia.

"Entender quais são seus direitos, como você pode garanti-los e as opções que você tem, se por acaso vivenciou o assédio, é uma parte tão vital de criar locais de trabalho seguros para todos", afirma Watson.

A atriz que é Embaixadora da Boa Vontade de ações voltadas para as mulheres na ONU, desde 2014, aposta na ideia da linha de aconselhamento para mudar essa realidade. "Esta linha de aconselhamento é um desdobramento tão grande em garantir que todas mulheres sejam apoiadas, onde quer que trabalhemos".

Luta contra o assédio

A linha de aconselhamento para mulheres é financiada pelo fundo do movimento Time"s Up. Esse ganhou notoriedade depois de receber doações de celebridades do mundo todo. Emma Watson obviamente foi uma delas, e permanece engajada com o projeto além de fazer as doações financeiras. Por ser uma figura pública, a atriz estar por trás do projeto é algo que faz um apelo maior para a causa.

"O objetivo desta linha de aconselhamento é capacitar as mulheres para exercerem seus direitos legais no local de trabalho. Ao aconselhar as mulheres sobre suas opções legais e aumentar sua compreensão da lei de igualdade e discriminação, poderemos ajudá-las a fazer escolhas informadas sobre os próximos passos. E isso inclui como navegar no sistema legal com confiança", disse Deeba Syed. Ela que é diretora jurídica da Rights of Women, a organização em prol dos direitos das mulheres. A organização está oferecendo o serviço de aconselhamento graças as várias advogadas trabalhistas voluntárias.

A linha de atendimento as mulheres já está ativa e disponível pelo número 020 7490 0152. De acordo com Syed, a linha de aconselhamento é apenas uma das várias ações organizadas para mulheres em locais de trabalho. "As queixas de assédio sexual no trabalho ainda são frequentemente respondidas de maneira generalizada. É por isso que o Rights of Women também trabalhará para desmantelar os problemas estruturais que sobrecarregam as vítimas e dificultam o avanço das mulheres através de seu trabalho político", disse ela.

Enfim, e você, o que achou da iniciativa da atriz Emma Watson? Conta para a gente nos comentários e aproveite para compartilhar com seus amigos.

Próxima Matéria
Via   G1     Tecmundo     Hypeness  
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+