• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Empresa de Elon Musk disparou pela primeira vez seu protótipo de nave espacial de Marte

POR Cristyele Oliveira    EM Ciência e Tecnologia      05/04/19 às 15h19

Os planos de chegar até Marte estão cada vez mais próximos. A empresa de foguetes e naves espaciais fundada por Elon Musk, a SpaceX, lançou seu novo protótipo de foguete Mars pela primeira vez nessa semana. O lançamento do foguete foi um evento que movimentou a cidade. O barulho ensurdecedor sacudiu as janelas das casas próximas ao local de lançamento, em Boca Chica, no Texas.

O foguete de aço inoxidável de cerca de 60 pés de altura foi batizado de "Starhopper". O veículo se trata de um protótipo básico de uma nave muito maior chamada Starship. O final da fase de testes, provavelmente, será até no começo de 2020. Nesse momento, o lançador de dois estágios pode ser capaz de aterrissar sua nave espacial de quase 60 metros de altura em Marte.

O lançamento

E o sucesso do teste foi comemorado por Musk nas redes sociais. "Starhopper completou o salto amarrado. Todos os sistemas verdes", disse ele em um post no seu perfil do Twitter. Inicialmente, o plano da SpaceX era testar o foguete no início do mês, porém alguns problemas com a formação de cristais de gelo no motor adiaram por alguns dias o lançamento.

Com uma câmera em South Padre Island, localizada próxima ao local de lançamento, a SpaceX registrou o primeiro teste do Starhopper de fogo em meio a neblina. O som foi tão ensurdecedor que até partes das persianas da janela de um morador foi arrancada da parede.

"Eu estava cozinhando couve e minha casa começou a chocalhar. Foi como um par de aviões a jato decolando na sua sala", conta Maria Pointer. A mulher mora a cerca de duas milhas de distância da plataforma de lançamento da nova fábrica da SpaceX.

Ela disse ainda que testes anteriores da SpaceX foram barulhentos. Mas que esse foi mais ainda, "isso foi ampliado para cerca de 10 rugidos de motores a jato", disse ela.

Transtornos aos moradores

Por ser um veículo experimental, o Starhopper pode explodir, então por questões de segurança, tem trabalhado junto com a polícia de Cameron County para fechar o acesso à rodovia próxima a plataforma. Essa é a única estrada com entrada e saída da pequena comunidade de praia que fica aos arredores das instalações da SpaceX.

Enquanto duraram os testes, as estradas ficaram fechadas, e os moradores da região puderam fiar em um posto de controle a cerca de 24 quilômetros a leste da Vila de Boca Chica. Ninguém além da equipe tem permissão para ultrapassar o ponto de verificação, que fica a 2 milhãs de distância do local de lançamento.

A vila teve que ficar fechada durante todos os dias que tiveram operações de teste. Cada dia de teste durou cerca de oito horas. Na quarta-feira quando houve o lançamento, os moradores relataram que o fechamento das ruas foi mais problemático. Dada a frequência, o horário estendido e o reforço da segurança para manter os olhos curiosos afastados.

Foi feito um acordo entre o condado de Cameron, o Estado e outras autoridades. Nesse contrato ficou definido que a SpaceX poderia usar o espaço e fechar a rodovia uma vez por mês. Ray Pointer, marido de Maria, disse que na última semana, as estradas tiveram fechamentos todos os dias. Mesmo com toda a inconveniência, Maria Pointer alega que foi até divertido ver e ouvir um pouco da história acontecendo. "Esta é a parte boa sobre tudo", disse ela. "É emocionante."

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+