• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Empresa fez perfume com cheiro do espaço sideral

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      01/07/20 às 16h52

Quem nunca marcou uma pessoa na memória pelo perfume que ela usava? O efeito que um aroma agradável tem em nossos sentidos pode ser simplesmente devastador. Através de um perfume, podemos lembrar de pessoas, momentos, acontecimentos importantes e até sentimentos antes esquecidos.

A origem do perfume data de 2.000 a.C. no Antigo Egito, onde era feita uma mistura de óleos aromáticos naturais e água. Essa mistura costumava atrair viajantes de várias partes do mundo que iam ao Egito em busca dessas delícias olfativas.

Mas foi na Europa, especificamente na França, a partir do século XIV, onde se cultivavam flores, que ocorreu o grande desenvolvimento da perfumaria. Permanecendo desde então como o centro europeu de pesquisas e comércio de perfumes. E até hoje, o perfume francês é tido como um dos melhores e mais agradáveis do mundo.

Em síntese, uns têm a fragrância doce, outros amadeirada, e algumas pessoas preferem perfumes com fragrância mais suave, sutil. Entretanto, vez ou outra surgem essências que você custa a acreditar que são reais.

E tem aqueles cheiros que nunca sentiremos diretamente, como por exemplo o cheiro do espaço. Mas os astronautas dizem há muito tempo que o espaço deixa um cheiro residual bastante distinto em seus trajes. Por mais que a descrição varie entre os astronautas, alguns dizem que lembra o cheiro de pólvora, carne queimada e até mesmo framboesas.

"No começo, eu não conseguia identificar. Deve ter vindo dos dutos de ar que pressionaram novamente o compartimento. Então notei que esse cheiro estava em seu traje, capacete, luvas e ferramentas. Foi mais pronunciado nos tecidos do que nas superfícies de metal ou plástico",escreveu Don Pettit, ex-oficial de ciências da ISS, em um post de 2002 da NASA.

Cheiro

Mas agora esse cheiro está chegando na Terra. A empresa de aromas naturais do Reino Unido chamada "Omega Ingredients" que funciona para a indústria de alimentos e bebidas criou uma fragrância que a mesma diz ser o cheiro do espaço.

A empresa quer trazer ao mercado o chamado "Eau de Space" através de uma campanha do Kickstarter. E ela já conseguiu ultrapassar a sua meta de 2 mil dólares de financiamento.

O fundador da Omega, Steve Pearce, foi contratado pela NASA para recriar uma fragância que cheirasse a espaço em 2008. E ele precisou de quatro anos para conseguir criar um cheiro único.

"O objetivo da NASA de simular o espaço durante o treinamento é eliminar qualquer surpresa que os astronautas possam experimentar no espaço sideral. A prática leva à perfeição e é a Rocket Science", diz a descrição do Kickstarter.

Mas é difícil definir o cheiro do espaço.

"A melhor descrição que posso apresentar é metálica. Uma agradável sensação doce e metálica. Isso me lembrou vapores agradáveis ??de solda com cheiro doce. Esse é o cheiro do espaço", explicou Pettit.

Variações

Os astronautas das missões Apollo também viram que o pó da lua parecia ter um cheiro parecido com o odor da pólvora. "O espaço definitivamente tem um cheiro diferente de qualquer outra coisa", disse Dominic "Tony" Antonelli, piloto do Discovery, depois de uma caminhada espacial em março de 2009.

De acordo com Antonelli, o cheiro continuou mesmo depois que a escotilha externa da estação foi trancada depois de ele ter dado a caminhada no espaço. E o cheiro parece depender muito do nariz de quem cheira. Já que ao longo dos anos os astronautas compararam o cheiro do espaço com enxofre e até mesmo rum.

Por outro lado, a superfície dos planetas poderiam ser bem mais fedida do que o espaço sideral. Por exemplo Marte com sua mistura de ferro, enxofre, ácidos e dióxido de carbono acabaria tendo o cheiro parecido ao de ovos podres. E Júpiter poderia cheirar a produtos de limpeza e urina.

Próxima Matéria
Via   Futurism  
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+