• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Empresa japonesa encontrou uma maneira de dar empregos para pessoa com paralisia

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      12/12/18 às 17h14

Garçons robôs não são bem novidade em alguns lugares do mundo. No Nepal, um restaurante "contratou" três garçons humanoides chamados 'Gingers'. Agora, uma startup japonesa chamada Ory Lab fez isso chegar a um outro nível. Um café recém inaugurado em Tóquio utilizou os robôs da empresa para atender seus clientes.

E o mais interessante disso é que tais robôs no Dawn Ver Beta são controlados remotamente por pessoas com paralisia dos membros de seus corpos. O propósito do desenvolvimento de tais robôs é proporcionar às pessoas com deficiência, uma maior facilidade para viverem suas vidas de forma mais independente.

Os OriHime-D

Algumas das pessoas que controlam os robôs foram diagnosticadas com doenças como esclerose lateral amiotrófica e lesões na medula espinhal. Eles estão operando robôs de 4 pés chamados OriHime-D de suas próprias casas e recebem cerca de mil ienes (cerca de R$35) por hora. Os robôs são controlados por um computador que rastreia os movimentos dos olhos das pessoas que estão em suas camas.

O computador ainda permite que eles possam se locomover, pegar objetos e até mesmo conversarem com os clientes. Dessa forma, acreditam os criadores dos robôs, essas pessoas podem resgatar um pouco de sua independência. "Eu quero criar um mundo em que as pessoas que não podem mover seus corpos possam trabalhar também", disse Kentaro Yoshifuji, diretor executivo da Ory Lab.

A única noticia ruim é que, como sugere seu nome, o café estava apenas em uma fase beta, ou seja, uma fase de testes e só duraria por algumas semanas. Os proprietários do café ainda estão levantando recursos para abri-lo permanentemente até 2020. Agora, é cruzar os dedos e torcer para que uma iniciativa tão incrível quanto esta e, que poderá mudar completamente a vida de muitas pessoas, consiga se tornar um sucesso.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   Bored Panda  
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+