• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Empresa promete frear o seu envelhecimento por US$ 1 milhão de dólares

POR Erik Ely    EM Ciência e Tecnologia      17/12/19 às 13h27

Enquanto alguns tratamentos podem prometer milagres estéticos, pode ser que estejamos perto de uma solução para esse problema. Isso porque uma companhia de biotecnologia norte americana promete frear o seu envelhecimento, por US$ 1 milhão de dólares. Entretanto, o valor não é nada barato. Mas afinal, quanto você estaria disposto a pagar para reverter um envelhecimento de até 20 anos?

Ainda que em desenvolvimento, o serviço experimental consiste em estender os telômeros de pessoas mais idosas. Com isso, o projeto permite aumentar as estruturas que ficam nas extremidades dos nossos cromossomos e que, com o tempo, vão diminuindo conforme envelhecemos.

Até 20 anos mais jovem

Uma iniciativa da empresa de biotecnologia, Libella Gene Therapeutics, permite que o tratamento genético, que ainda está em desenvolvimento, poderá, em pouco tempo, retardar o envelhecimento. Contudo, tudo isso possui o custo de 1 milhão de dólares. Mas, aqui entre nós, é de se esperar que muitas pessoas já gastaram muito mais do que esse valor, em tratamentos que podem não ter sido tão eficientes.

De acordo com a empresa, o tratamento consiste em utilizar da tecnologia, para transferir um gene específico para as células dos pacientes, conforme os telômeros são reconstruídos. Com isso, a empresa Libella prevê que o envelhecimento dos clientes "diminua" e, visualmente, que eles pareçam mais jovens. Em outras palavras, o plano inicial é congelar os pacientes no tempo, e com o avanço do processo, deixar suas aparências mais jovens. "Sei o que estamos tentando fazer soa como ficção científica, mas acredito que é uma realidade científica", disse Jeff One, CEO da Libella.

Embora os tratamentos de extensão de telômeros em ratos, tenham sido intrigantes, a empresa já promete os resultados. Assim, mesmo que ninguém tenha demonstrado os benefícios em seres humanos ainda, pode ser que eles estejam certos quanto à direção. Entretanto, nada ainda é, de fato, garantido. Contudo, isso não impede que a startup anuncie a terapia genética e até que já imponha um preço pelo produto.

Mas que preços estamos dispostos a pagar?

E para quem ficou interessado na história, cuidado! Ainda que empresa possa prometer mundos e fundos, todo o tratamento ainda é bastante experimental. Além disso, ainda não se sabe se o procedimento pode ser nocivo para a saúde. "Ainda há o risco do ativamento de células cancerígenas, por conta desse tipo de alteração nos telômeros", disse Jerry Shay, especialista em câncer, no Centro Médico Sudoeste da Universidade do Texas.

Além de Jerry, muitos outros especialistas na área ainda não estão convencidos do procedimento. Para eles, a prática comercial, junto com essas alegações científicas, levantam uma série de sinais vermelhos, em relação ao caso. "Embora a companhia esteja sediada nos Estados Unidos, eles conseguiram encontrar uma maneira de burlar a lei federal dos EUA, indo para um jurisdição onde é mais fácil se envolver nessa atividade", disse Leigh Turner, bioeticista da Universidade de Minnesota.

De acordo com Turner, só o fato da empresa estar realizando o procedimento de um forma "mais discreta" e fora dos holofotes, já é preocupante. "Penso nisso como um estudo em que muitas coisas podem dar errado", reforçou Turner. Além disso, a empresa se recusa a responder uma série de perguntas, que ainda estão em aberto. Como resultado, pode ser que o futuro esteja, mais um vez, mais distante do que podemos alcançar.

Próxima Matéria
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+