• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Encontradas, em catedral medieval da Bélgica, paredes de ossos humanos que podem ser reveladoras

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      21/02/20 às 15h05

A arqueologia é uma das coisas mais importantes para nós, seres humanos. Isso porque os profissionais dessa área se dedicam para descobrir mais sobre o nosso passado. Não há como discordar que a história é extremamente necessária para nós. Graças aos feitos no passado, hoje vivemos em um mundo assim, como é. Se qualquer coisa tivesse sido diferente, com toda certeza a nossa realidade seria outra. Além disso, saber sobre o que já aconteceu no mundo faz com que possamos mudar o futuro de alguma forma. É por esse motivo, que tantas pessoas dedicam suas vidas em prol de estudos, escavações e análises de lugares, objetos e documentos do passado.

No Egito, por exemplo, vários arqueólogos estudam constantemente para descobrir mais sobre os antigos egípcios. Graças a esse trabalho árduo, hoje sabemos muito sobre como aquelas populações viviam. O mesmo acontece com os Astecas, com os gregos antigos e os povos do passado que viviam em Roma. Constantemente, estão descobrindo algo novo, em várias partes do mundo, e isso vai se encaixando no decorrer da história. Recentemente, paredes de ossos humanos foram encontradas em uma catedral medieval da Bélgica. A descoberta chamou a atenção de estudiosos do mundo inteiro.

Pensando um pouco mais sobre tudo isso e a curiosidade de vocês, caros leitores, decidimos trazer essa matéria com mais informações. Confira conosco então um pouco mais sobre esse grande achado e surpreenda-se. Sem mais delongas, vamos lá.

Paredes de ossos humanos que podem revelar coisas do passado

Arqueólogos do estúdio de restauração Ruben Willaert, na Bélgica, foram os responsáveis por uma descoberta assustadora. A mesma foi feita nos arredores de Gante, cidade portuária ao noroeste do país. Enquanto exploravam a catedral de Saint-Bavo, os pesquisadores encontraram paredes feitas com ossos humanos. Os principais eram os de coxas e canelas de adultos. Para completar esse cenário, também foram achados crânios destruídos entre as construções, além de esqueletos completos. Esses foram encontrados em um nível acima da macabra descoberta.

Conhecida por guardar os painéis de retábulo de Adoração do Cordeiro Sagrado, uma famosa obra medieval feita por Jan Van Eyck, a catedral de Saint-Bavo está prestes a passar por reformas. O lugar está sendo preparado para construírem um novo centro de turistas. No entanto, os muros feitos de ossos não virarão ponto turístico. Eles serão removidos para estudos. "No momento, colocaríamos a construção atual entre os séculos 17 e 18, embora ainda haja muita pesquisa para ser feita". Essa foi uma afirmação de Daniel De Gryse. Ele é líder do projeto.

Os pesquisadores acreditam que os ossos sejam do século 15. Os arqueólogos buscam saber mais sobre o passado estudando os ossos. Eles buscam descobrir o motivo por trás da construção dessas paredes. A resposta deve estar ligada ao antigo cemitério da catedral. Há uma teoria de que os muros foram construídos durante uma limpeza no local. Provavelmente, ele estava sendo preparado para receber novos corpos.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+