icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Encontraram esse castelo misterioso de 3 mil anos no fundo de um lago turco

POR Gustavo Camargo EM Ciência e Tecnologia 27/11/17 às 17h00

capa do post Encontraram esse castelo misterioso de 3 mil anos no fundo de um lago turco

Quando se fala de lugares escondidos sobre águas, você deve logo imaginar um cenário de filme, não é mesmo? Recentemente arqueólogos encontraram uma fortaleza escondida no fundo do Lago Van, na Turquia. Foi uma busca de dez anos no segundo maior lago do Oriente Médio. O líder do projeto, Tahsi Ceylan, da Universidade Van Yüzüncü Yil, tinha como objetivo primário encontrar uma lenda: o assustador monstro de Lake Van. Mesmo que ele não tenha encontrado o monstro, descobrir um antigo castelo ainda é motivo de orgulho.

O castelo tem cerca de um quilômetro de extensão, com paredes de três a quatro metros de altura. Para a sorte dos pesquisadores, as condições alcalinas do lago mantiveram a construção em boas condições. Acredita-se que o castelo pertenceu a civilização Urartu, que existiu durante a Idade do Ferro. Em livros, a civilização é referida como o Reino de Van. Estudiosos afirmam que os níveis de água do lago mudaram ao longo dos últimos mil anos, então é bem provável que muitos grupos de pessoas possam ter vivido lá, quando o lago supostamente era mais raso.

Castelo

"Muitas civilizações e pessoas se instalaram em torno de Lake Van", disse Ceylan a Hurriyet Daily News. "Eles chamavam o lago de mar superior e acreditavam que ele tinha muitas coisas misteriosas. Com esta crença em mente, estamos trabalhando para revelar os segredos do lago".

"Foi um milagre termos encontrado este castelo debaixo d"água. Arqueólogos de todo o mundo virão aqui examinar a história do castelo e fornecer informações sobre isso", acrescentou Ceylan.

"Detectamos a localização exata do castelo, fotografamos e avançamos em nossa pesquisa. Agora acreditamos que descobrimos uma nova área para os arqueólogos e historiadores explorarem".

Mesmo com todos os estudo já feitos, ainda há muita coisa para se descobrir sobre o castelo. Ainda não está claro até que ponto as paredes estão enterradas no sedimento do lago. Aprender cada vez mais sobre a fortaleza poderia fornecer novas informações sobre as pessoas que o construíram.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.


Próxima Matéria
Via   Iflscience     Sciencealert  
avatar Gustavo Camargo
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest