• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Entenda a história completa por trás de Batman: Arkham

POR Letícia Dias    EM Fatos Nerd      09/09/19 às 17h22

Enquanto nos cinemas, a DC luta para construir um mundo estendido, nos games, a situação é outra. De muitas formas, a série de jogos Batman: Arkham se consolidou como seu próprio universo. Embora a franquia tenha começado como uma história independente, esse primeiro jogo acabou se transformando em algo muito maior. Consequentemente, histórias em quadrinhos e animações foram inspirados na mesma. A série Arkham construiu sua própria versão da mitologia do Cavaleiro das Trevas, desde sua formação como guerreiro, até sua suposta aposentadoria.

Tendo isso em mente, pode ser difícil assimilar essa vastidão de informações. Por isso, resolvemos compilar os maiores detalhes da narrativa, assim como os eventos principais e apresentá-los aqui. A seguir, você pode imergir no universo de Batman: Arkham.

Arkham Origins: A construção do Batman

Após a morte prematura de seus pais, Bruce Wayne se tornou um jovem rebelde. Com uma massiva fortuna e um trauma a ser tratado, Bruce decidiu viajar pelo mundo, para aprender tanto habilidades marciais, quanto técnicas de investigação. Eventualmente, ele chegou na Coreia do Norte. Lá, ele se tornou pupilo de um mestre de artes marciais, cujo nome era Kirigi. Seu novo mentor foi o responsável por ensiná-lo a usar o poder de causar medo em seus inimigos. Além disso, nesse mesmo período, Wayne enfrentou Shiva, outra aprendiz de Kirigi. Mal sabia ele que futuramente ela voltaria para assombrá-lo em Gotham. Ao mesmo tempo, foi esse treinamento o responsável por influenciar a luta de Bruce contra o crime e sua identidade como Batman.

Mesmo depois de passar dois anos combatendo o crime, como o Homem-Morcego, o herói não passava de uma lenda urbana. Todavia, tudo mudou na véspera de Natal, quando o Máscara Negra colocou uma recompensa pela cabeça do justiceiro. Posteriormente, como era de se esperar, os assassinos mais mortais do mundo foram atrás do Morcego. Não apenas Shiva (que agora fazia parte da Liga dos Assassinos), como também Pistoleiro, Bane e Exterminador passaram a seguir o rastro do herói. Contudo, eventualmente, Batman descobriu que o verdadeiro Máscara Negra havia sido feito prisioneiro por um novo vilão chamado Coringa. Foi assim que o Cavaleiro das Trevas fez sua primeira aparição pública, ao ter sua imagem registrada pela repórter Vicki Vale, durante uma perseguição ao Palhaço do Crime.

Arkham Origins: A reabertura do Asilo Arkham

Batman acabou entregando Coringa à polícia, onde ele conheceria sua terapeuta Harleen Quinzel. Em contrapartida, mesmo tendo derrotado os assassinos que o perseguiam, Batman teve sua identidade secreta descoberta por Bane. Após um ataque brutal à Batcaverna, a luta dos dois chegou até Blackgate. O Coringa se aproveitou da situação para iniciar uma rebelião. Enquanto isso, Bane tomou uma dose de super esteroides e se transformou em um monstro. Contudo, o que ninguém esperava era sua perda de memória como consequência. Por fim, Batman forjou uma aliança com o capitão James Gordon, do Departamento de Polícia de Gotham City, derrotou Bane e conseguiu parar o Coringa antes que ele detonasse uma série de bombas pela cidade.

Imediatamente após o incidente em Blackgate, um homem chamado Quincy Sharp defendeu a reabertura do Asilo Arkham. Segundo Quincy, a instituição abandonada serviria para a reabilitação desses novos super-criminosos. Por fim, o Exterminador, antes preso, foi convidado a se juntar a um novo tipo de equipe financiada pelo governo.

Arkham Origins: Blackgate

Imediatamente após o encarceramento de Coringa em Blackgate, houve outra fuga da prisão. Foi assim que Batman encontrou a Mulher-Gato pela primeira vez.  A felina dava pistas conflitantes ao herói enquanto o mesmo tentava prender os criminosos que haviam escapado do presídio. Após derrotar o Tigre de Bronze, Pinguim, Máscara Negra e o próprio Coringa, Batman descobriu as reais intenções de Selina Kyle. A anti-heroína havia sido contratada por uma pessoa misteriosa, para retirar Bane da prisão.

Com a derrota da Mulher-Gato, uma equipe da SWAT a levou sob custódia. Contudo, eles não conseguiram levar Bane consigo. Depois descobrimos que a equipe havia fugido com Tigre de Bronze e Pistoleiro, simultaneamente foi revelado o cérebro por trás de toda a organização: Amanda Waller. Foi ela a mesma mulher responsável por recrutar o Exterminador no tópico acima. Além disso, foi sugerido que todo o tumultuo em Blackgate foi planejado por Waller para que ela pudesse formar uma nova equipe. Porém, o maior detetive do mundo estava um passo a frente. Sem o conhecimento de Amanda, Batman plantou um rastreador em seu helicóptero com o objetivo de descobrir o que havia por trás desse novo "esquadrão".

Batman: Assault on Arkham

Algum tempo depois que Harleen Quinzel se tornou Arlequina e tece um desentendimento com Coringa, ela foi recrutada por Amanda Waller para se juntar à Força Tarefa X. Você provavelmente deve conhecê-la como Esquadrão Suicida. Arlequina formava equipe com Tubarão-Rei, Nevasca, Capitão Bumerangue, Aranha Negra e Pistoleiro. Lembra que acima o Asilo Arkham havia sido reaberto para encarcerar os super-vilões do Batman? Então, a Força Tarefa recebeu a missão de invadi-lo de forma secreta para impedir o Coringa de detonar uma bomba que mataria milhões em Gotham.

Mais uma vez, Batman se infiltrou nos planos de Amanda Waller. Disfarçado como Aranha Negra, o herói se infiltrou no Esquadrão e o ajudou a desarmar a bomba. Após a missão, Pistoleiro foi solto e buscou se vingar de Waller. Tanto Coringa quanto Arlequina voltaram à prisão, porém, essa não seria a última vez que a dupla causaria confusões.

Arkham Knight: Genesis

Durante seus anos trabalhando como Batman, Bruce Wayne treinou alguns protegidos que o ajudaram na luta contra o crime. O primeiro foi Dick Grayson, que se tornou o primeiro Robin e, posteriormente, o Asa Noturna. Em seguida, Wayne foi mentor de Barbara Gordon, a filha do Comissário James Gordon. Embora tenha servido como Batgirl por um tempo, ela acabou se tornando a Oráculo, após o incidente com o Coringa em A Piada Mortal e funcionou como os olhos e ouvidos do Batman, no Ciberespaço. Outro pupilo do Cavaleiro das Trevas foi Jason Todd, mas o garoto foi marcado por uma tragédia.

Jason aparentemente foi morto pelo Coringa, que fez questão de enviar ao Batman um vídeo torturando o jovem. Após acreditar que tinha perdido Todd, Batman treinou Tim Drake como Robin. Foi aí que deu ruim. Todd retornou dos mortos e se sentiu traído pelo herói após descobrir que havia sido substituído. Jason então assumiu a missão de se vingar do Cavaleiro das Trevas por sua traição, assumindo a identidade de Capuz Vermelho.

Arkham Asylum

Oito anos após os eventos de Arkam Origins, o Batman escoltou o Coringa até o Asilo Arkham depois de uma recente batalha. No entanto, mais uma vez o vilão tomou conta da instituição. Dessa vez, com a ajuda de Arlequina, Hera Venenosa, Espantalho e outro inimigos do Morcego. O Palhaço do Crime usou o Asilo como base para construir um super soro chamado Titan. Naquela noite, com a ajuda de Oráculo, Batman desvendou os enigmas do Charada e lutou contra uma Hera Venenosa aprimorada pelo soro.

Após lutar contra uma dose de toxina do medo do Espantalho, Batman enfrentou Crocodilo. Como última tentativa de deter o herói, o Coringa se auto-injetou uma dose do Titan. O vilão então adquiriu um tamanho colossal e quase matou o Homem-Morcego. Contudo, o Cavaleiro da Trevas conseguiu reverter os efeitos do soro e derrotar o Coringa. Mal sabia o Batman que, enquanto tudo isso acontecia, Quincy Sharp aproveitava para colocar em prática seus planos, para um novo tipo de prisão.

Arkham City

Nessa narrativa, uma parte de Gotham foi cercada e transformada em uma prisão de segurança máxima, chamada Arkham City. Utilizando sua identidade pública, como Bruce Wayne, o Batman se manifestou contra essa instituição. O milionário informou que as condições eram perigosas e potencialmente mortais. Em retaliação, o chefe de Arkham City, Dr. Hugo Strange, descobriu a verdadeira identidade de Batman e encarcerou o herói junto com vários de seus inimigos. Dentro do presídio existiam territórios, e o Coringa comandava um deles.

Lembra da overdose do Coringa com o soro Titan, durante o incidente no Asilo? Então, isso trouxe ao vilão severas consequências de saúde. Aparentemente a droga o estava matando e, como forma de chantagear Batman a encontrar uma cura, o Palhaço e Arlequina injetaram no herói o sangue infectado do Coringa. Felizmente, o Senhor Frio encontrou uma cura para a infecção. Simultaneamente, Batman descobriu que a mente por trás de tudo o que estava acontecendo era Ra's al Ghul. No fim de uma batalha explosiva, Strange morreu e Ra's al Ghul foi deixado empalado em sua própria espada.

Em seguida Batman foi atacado pelo Coringa, que destruiu o último frasco da cura para o Titan e acabou morrendo. Após sua morte, Arlequina assumiu o poder e buscou vingança contra o Batman. O herói foi mantido em cativeiro no esconderijo de Harley, até ser salvo por Robin e Oráculo. Contudo, após todos os eventos, o Cavaleiro das Trevas estava com espírito quebrado.

Arkham Knight

Nove meses após a morte do Coringa, foi descoberto que o vilão havia enviado frascos de seu sangue para vários hospitais, infectando um incontável número de pessoas. Todavia, até mesmo o próprio Batman estava infectado. Simultaneamente, o herói estava sendo ameaçado por um novo adversário, conhecido como Arkham Knight. Mais tarde, descobrimos que o oponente, na verdade, se tratava de Jason Todd, o ex-Robin. Porém, a luta final foi travada por Batman e Espantalho. Após capturar Robin, o vilão deu um ultimato: que a identidade secreta de Batman fosse revelada em rede nacional. Caso isso não acontecesse, o Robin e outros reféns morreriam.

Por fim, o alter ego do Batman foi revelado para o mundo todo. Contudo, o Espantalho não estava satisfeito. Como última jogada, o vilão liberou toxina do medo no Morcego e ele se viu lutando, mais uma vez, com o Coringa, só que dessa vez no seu psicológico. Após sair vitorioso da batalha, o herói pediu para que Alfred preparasse o Protocolo Knightfall. Enquanto isso, Gotham sucumbia aos vilões da galeria do Cavaleiro das Trevas, que pensavam que o mesmo havia se aposentado. Porém, nesse hiato o Capuz Vermelho surgiu como novo vigilante da cidade.

Com sua identidade comprometida, Bruce Wayne retornou à sua mansão. Assim que o milionário entrou na residência, cercada por repórteres, o edifício foi pelos ares. Assim, todos pensaram que Wayne e Alfred haviam morrido. Contudo, o final sugere que Bruce forjou sua morte, só para continuar sua luta contra o crime de outra maneira, nas sombras. Afinal, a missão do Batman nunca termina.

Próxima Matéria
Via   Looper  
Imagens DC Warner Bros.
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+