• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Entenda como 3 cães estão ajudando a replantar floresta após incêndio

POR Bruno Dias    EM Compartilhando coisa boa      02/05/19 às 14h58

A amizade entre cachorros e seres humanos surgiu há milhares de anos. E desde que o homem domesticou esse animal, essa amizade perdura. Não é à toa que o cachorro é considerado o melhor amigo do homem. Eles são lindos, fofos, incríveis, amorosos e nos deixam mais felizes. E até mesmo mais saudáveis. Ter um cãozinho é tudo de bom.

E esses animais, além de bons companheiros, podem ser bastante úteis nas mais variadas tarefas. Como por exemplo, ajudar cegos a se locomoverem pelas ruas, encontrar pessoas em meio aos destroços de construções, ajudar policiais e várias outras coisas.

Há uns anos atrás, a região de El Maule, no Chile, sofreu com incêndios florestais. Mais de 100 incêndios florestais diferentes varreram a área e com eles levaram mais de um milhão de acres de floresta.

Essa foi a pior temporada de incêndio na história do país e além da destruição da floresta, causou várias morte e danos estimados em 33 milhões de dólares. Além disso, os animais que viviam nessas florestas foram forçados a fugir para lugares mais seguros.

Depois de uma tragédia desse porte, todos se perguntam como fazer para recuperar aquilo que foi perdido. E com uma extensão tão grande de terra a tarefa de replantar parecia quase impossível de se fazer.

Cães

Mas a situação foi resolvida quando a cadela Das, de seis anos, e seus dois filhotes, Olivia e Summer, junto com três cachorros da raça border collie foram treinados para correr através dos bosques e florestas que foram afetados com mochilas especiais. Elas liberavam sementes de plantas nativas. E quando essas sementes enraizarem elas ajudarão a regenerar a área que foi destruída.

A raça foi escolhida por um motivo, eles são ideais para o trabalho. Como as áreas são grandes, os quilômetros de floresta exigiam não somente velocidade, inteligência e resistência. Mas também era preciso que os animais mantivessem o foco e não fossem distraídos pela vida selvagem.

E os border collies foram criados para pastorear ovelhas, então eles não são tão suscetíveis a perseguir ou machucar qualquer outro animal que eles pudessem encontrar no meio da floresta enquanto estivessem fazendo o trabalho de replantio.

As cadelas foram treinadas pelas irmãs Francisa e Constanza Torres. Segundo elas, as três cadelas se divertem muito correndo e pulando pela natureza. "Elas realmente amam! É uma viagem ao campo, onde elas podem correr o mais rápido que podem e se divertir muito", conta Francisca.

O sistema de distribuir as sementes através das cadelas também é muito eficiente e mais eficiente do que pessoas as colocando manualmente. As cadelas podem atravessar a floresta e cobrir uma área de alguns quilômetros por dia.

Sementes

Os animais podem espalhar mais de 10 quilos de sementes dependendo da área. Coisas tecnológicas como drones e robôs podem ajudar a dispersar essas sementes, mas mesmo assim os animais não são tão caros quanto o uso da tecnologia. Além das cadelas emitirem menos carbono na atmosfera.

As irmãs colocaram nas cadelas mochilas especiais com sementes nativas e foram para as florestas. Depois que as cadelas esvaziam as mochilas, elas recebem de suas donas várias guloseimas e as mochilas recebem uma reposição. E as cadelas voltam a fazer seu trabalho para ajudar o meio ambiente.

O objetivo desse trabalho é restaurar o ecossistema e trazer de volta as florestas que foram devastadas com os incêndios. Segundo Francisca, os cães treinados faziam todo o sentido de serem colocados para esse trabalho de reflorestamento.

A mulher administra um centro de treinamento de cães na comunidade chamada Pewos. Ela recebe algumas doações, mas a maior parte é ela e a irmã que pagam dos seus bolsos. O trabalho é duro, mas está valendo a pena.

"Temos visto muitos resultados na flora e fauna que retornam para a floresta queimada", concluiu Francisca.

Próxima Matéria
Via   Nation  
Imagens Nation
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+