icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Entenda como carnes processadas podem estar ligadas a problemas psicológicos

POR Mateus Graff EM Ciência e Tecnologia 25/07/18 às 19h20

capa do post Entenda como carnes processadas podem estar ligadas a problemas psicológicos

Você sabe o que é carne processada? Vamos começar citando alguns exemplos, como peito de peru, presunto, salame, linguiças e salsichas. Não podemos negar que esse tipo de carne pode ser uma verdadeira delícia, mas os problemas que elas podem trazer para a nossa saúde pode ser muito, mas muito sérios.

Essas carnes são processadas e curadas com nitrato, e foram associadas a extensos períodos de hiperatividade, insônia e perda de atenção em pessoas que passaram por 'maus bocados' em uma pesquisa feita pela Universidade Johns Hopkins (EUA).

Ficou assustado? Mas é para ficar mesmo! Os especialistas descobriram que os pacientes que recebiam cuidados médicos para sintomas maníacos eram três vezes mais propensos a terem comido esse tipo de carne do que os pacientes que estavam sendo tratados por outras condições psiquiátricas. A gente conta mais sobre essa história para vocês.

Carne processada x problemas psicológicos

Ainda não há uma explicação para isso, mas em um experimento feito com ratos alimentadas com carne processada, os animais apresentaram aumento de movimentos e sinalização alterada do hipocampo. A microflora intestinal dos ratos também apresentou alterações e isso sugere um possível mecanismo pelo qual o nitrato da carne afeta o sistema nervoso.

Fora estudados 700 pacientes voluntários portadores de mania, depressão bipolar, depressão severa e esquizofrenia. Um questionário sobre a alimentação foi respondida por cada um deles e os que tinham sintomas maníacos eram os que mais consumiam carnes processadas.

A relação entre essas duas coisas pode estar na adição de compostos de nitrogênio à carne na forma de nitrito de sódio ou nitrato de potássio. A influência dos compostos de nitrogênio sobre as bactérias em nosso intestino que pode afetar a nossa saúde também te ligação.

Até o momento você não precisa necessariamente cortar todas as carnes processadas da sua dieta, mas considerando que a Organização Mundial da Saúde considera que pode ser cancerígeno, é melhor repensar o consumo desse tipo de alimento.

Mas e você, sabia dos perigos das carnes processadas? Comente!


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest