• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Entenda como essa ilha no Havaí desapareceu

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      26/10/18 às 17h24

Após a passagem do furacão Walaka no Oceano Pacífico recentemente, uma pequena ilha no Havaí, chamada de East Island, acabou desaparecendo. O desaparecimento da ilha foi considerado uma grande perda para a vida selvagem. Na ilha de 11 acres, as tartarugas-verdes depositavam seus ovos em épocas de reprodução, espécie que encontra atualmente ameaçada de extinção e também era um importante local na reprodução das focas-monge-do-Havaí.

Imagens de satélite foram divulgadas essa semana e revelaram a perda da ilha de cerca de 1 km de comprimento e 120 metros de largura. O acontecimento pode nos servir de alerta para o que pode acontecer à outras ilhas igualmente minúsculas, devido às mudanças climáticas e a elevação dos mares e clima quente produzindo tempestades cada vez mais devastadoras.

O furacão e a ilha

Chip Fletcher, professor de Geociências da Universidade do Havaí, não conseguia acreditar no que via nas imagens cedidas pelo Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA (SPVS). East Island era a segunda maior ilha da French Frigate Shoals, o maior atol das ilhas do noroeste do Havaí e que integra o Monumento Nacional Marinho Papah?naumoku?kea.

"Nós queríamos monitorar a ilha, então ficamos desapontados com isso. Por outro lado, aprendemos que essas ilhas estão muito mais em risco do que pensávamos. Eu achei que a ilha estaria lá por uma década ou mais, mas ela era muito mais frágil do que eu imaginei", disse Fletcher em entrevista ao The Guardian.

A vizinha de East Island, Tern Island, também foi afetada pelo furação. E, embora os pesquisadores ainda não tenham avaliado a escala de ameaça à vida selvagem local, a perspectiva da situação não é das melhores. "As espécies são resilientes até certo ponto. Mas pode haver um momento no futuro em que essa resiliência não seja mais suficiente", disse o biólogo Charles Littnan,da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (ANOA).

Devido ao que aconteceu à ilha, os estudos que estavam acontecendo sobre o local com o uso de drones, registrando imagens da ilha deverão ser encerrados. Coletas de amostras da areia e corais seriam feitas para tentar determinar a idade da ilha e avaliar questões como a perspectiva sobre mudanças climáticas no futuro.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   Science Alert  
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+