• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Entenda como essa série da Netflix previu o coronavírus

POR Erik Ely    EM Curiosidades      24/03/20 às 19h40

Recentemente, a série da Netflix "Explicando" previu o coronavírus. Dessa forma, no sétimo episódio da segunda temporada, chamado de "A Próxima Pandemia", lançado no dia 7 de novembro de 2019, reuniu especialistas para a trajetória da humanidade em relação aos surtos de doenças.

Ao lado de especialistas em doenças ecológicas e patológicas, Bill Gates, criador da Microsoft, afirma que o maior risco para uma civilização é uma pandemia. Com base em estudos, dados e tabelas, os profissionais relembram diversas crises mundial. Entre elas, podemos citar a peste negra, no século XIV, a crise da H1N1, em 2009, além do mais recente surto de SARS, em 2003.

O episódio analisa como e onde a próxima pandemia poderia acontecer

No episódio da série, é citado como o vírus se reproduz no corpo. Além de ainda, como sofre mutação com outros vírus e como podem ser facilmente transmitidos em lugares públicos ou até mesmo, dentro da própria casa. "Nós fizemos as contas. Estimamos que há cinco novas doenças surgindo em algum lugar do planeta, todo ano. E esta taxa está crescendo. É inevitável que se tornem pandemias", afirmou Peter Daszak, especialista em doenças ecológicas.

Uma das coisas mais surpreendentes no episódio é que a série não somente previu quando a próxima pandemia iria acontecer. Assim, o capítulo da série conclui que o surto global se espalharia rapidamente. Além disso, também seria caracterizado por uma gripe viral e, provavelmente, viria da Ásia.

Segundo os especialistas, a tecnologia é responsável pela rápida transmissão de doenças. Portanto, aviões, navios de última linha, trens e metrôs facilitam a circulação de pessoas, pelos mais diversos lugares do mundo. Porém, o investimento em tecnologia também se mostra como a melhor forma de prevenção de pandemias. O avanço de vacinas, tratamentos e diagnósticos permite que os cientistas descubram com muito mais rapidez a origem e a cura para as doenças.

Conhecendo um pouco mais da série

Para quem ficou interessado, "Explicando" é aquele tipo de série, que agrada a maior parte das pessoas. Tudo porque traz uma vasta variedades de temas em um formato fácil de entender. Dessa forma, é possível aprender muito em um episódio de apenas 20 minutos. Assim, recomendamos o seriado para quem é curioso e para quem gosta de entender um pouco de tudo.

Com o propósito de apresentar e explicar um tema por episódio, a série aborda questões como: questão racial pelo viés salarial, monogamia, críquete, eSports, K-pop, mercado de ações, falência das dietas, vida extraterrestre e criptomoedas. Ou seja, um pouco de tudo.

Por conta desses características, o formato da série é leve, instrutivo e com um imenso potencial de entretenimento. Afinal, a série combina linguagem visual de mídias sociais com o levantamento e conteúdo de um bom trabalho jornalístico. No entanto, seu diferencial está na abordagem de temas tão importante, como uma possível epidemia, por exemplo. Desse modo, os resultados são mais densos, mas extremamente fáceis de assimilar e acompanhar.

A série é produzida pela Netflix em parceria com a britânica VOX e possui duas temporadas disponíveis na plataforma de streaming.

Próxima Matéria
Via   Rolling Stone     UNASP  
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+