icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Entenda como funciona o algoritmo de recomendações da Netflix

POR Erik Ely EM Entretenimento 21/07/20 às 20h25

capa do post Entenda como funciona o algoritmo de recomendações da Netflix

Você divide sua conta da Netflix com outra pessoa? Já encontrou recomendações de filmes ou séries que você nunca assistiria? Caso isso já tenha acontecido com você, fique tranquilo pois há uma explicação para isso e ela está no algoritmo de recomendações da Netflix.

De fato, não é por acaso que a Netflix permite a criação de diferentes perfis para uma única conta. Desse modo, usuários podem ter seu próprio espaço com o que foi assistido e com o que será recomendado. No entanto, esse recurso está disponível, principalmente para organizar as recomendações de títulos da plataforma.

O que você irá assistir a seguir?

Você já deve ter se deparado com recomendações de títulos inusitados na Netflix. Ou ainda, com recomendações baseadas em filmes que você nunca viu. Isso acontece porque, ao dividir uma conta com mais pessoas, é possível que alguém tenha assistido algo em seu perfil. Com isso, a organização acaba ficando bagunçada e o algoritmo não funciona da forma que deveria. Contudo, caso cada pessoa utilize seu perfil, a conta permanece organizada e o algoritmo pode fazer seu trabalho.

Se você começa a assistir séries espanholas, por exemplo, logo você receberá recomendações de produções desse país. Em outro exemplo, o mesmo acontece com gêneros de filmes ou séries. Assim, quanto mais você consumir de determinado gênero, mais ele será recomendado para você. Nesse sentido, a busca leva muito em consideração o que foi visto recentemente. Além disso, o algoritmo também tende a levar muito em conta, aqueles "joinhas" de curtir ou não curtir.

De acordo com um estudo realizado pela própria Netflix, as pessoas que mais trabalham para bagunçar o algoritmo são os irmãos. Desse modo, em 34% dos casos, eles acabam confundindo as recomendações. Mas, claro, há muitos motivos pelos quais isso pode acontecer. Entre eles, podemos imaginar que eles fazem isso de propósito ou ainda, que fazem por preguiça mesmo. De toda forma, o mais recomendado é manter os perfis separados.

Recomendações levam meses para ser construídas

Em segundo lugar, temos os parceiros, que confundem o algoritmo em 28% dos casos. Dessa forma, estamos falando dos namorados ou de pessoas casadas. Nesse caso, muito das vezes, pessoas que moram juntas acabam usando os mesmos perfis. Por fim, temos as crianças, com 18%. Aqui, podemos entender que cabe ao adulto mudar de perfil, mas nem sempre isso acaba acontecendo.

Também precisamos levar em conta que as recomendações levam meses para serem construídas, mas, em pouco tempo, elas podem ser bagunçadas. Podemos dizer que o algoritmo da Netflix funciona de forma parecida com o do Instagram. Assim, conforme você vai curtindo determinada categoria, mais "do mesmo" vai aparecendo nas recomendações. Por isso, é comum que algumas recomendações se repitam. Quando você assiste dois filmes parecidos, por exemplo, eles podem acabar recomendando o mesmo filme futuramente.

Para resolver o problema, basta organizar os perfis para cada usuário. Além disso, nas configurações, é possível "começar do zero" ou ainda, apenas limpar algumas curtidas feitas por engano. Na parte de "continuar assistindo", também é possível remover aqueles filmes ou séries que você parou no meio. E claro, quanto mais ativo você for na sua conta da Netflix, mais recomendações com a sua cara você vai receber.


Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest