• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Entenda como Júpiter pode estar tentando eliminar a Terra

POR Diogo Quiareli    EM Ciência e Tecnologia      13/01/20 às 15h17

Alguns estudiosos acreditam que Júpiter, em vez de proteger o nosso planeta e outros asteroides, está indo contra. Segundo eles, o planeta está lançando objetos ativamente no Sistema Solar interno. Pesquisas realizadas recentemente demonstram esse complexo processo em ação. Uma teoria popular diz que Júpiter, com sua enorme massa, age como um escudo no espaço. Esse seria capaz de sugar e desviar de detritos perigosos, que sobraram da formação do Sistema Solar. No entanto, essa teoria do escudo do planeta tem caído em desuso, nos últimos vinte anos. Kevin Grazier, crítico dessa teoria ex-Academia Militar dos EUA de West Point e NASA, tenta desmerecer essa ideia há vários anos.

Ele fez diversas publicações de estudos sobre o assunto, isso inclui um artigo de 2008 intitulado "Júpiter como um atirador de elite em vez de escudo". Cada um dos seus artigos vem apresentando mais as maneiras pelas quais ele acredita nisso. Segundo o estudioso, Júpiter não é o nosso protetor. Na verdade, mesmo que de forma indireta, é uma ameaça perniciosa. Você, caro leitor, já ouviu alguma coisa sobre o assunto? Foi pensando nisso, que resolvemos trazer mais detalhes. Confira conosco e surpreenda-se. Aproveite desde já para compartilhar com seus amigos.

Como Júpiter está tentando destruir a Terra

Os estudos de Kevin analisa as formas complexas pelas quais os objetos do Sistema Solar externo é afetado por Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Outro artigo analisa uma formação de corpos gelados e como eles são transformados por Júpiter, em cometas. Mais do que isso, armas mortais. Olhando as conclusões desses trabalhos, parece que a teoria do Estudo de Júpiter, está em um sério risco. "Na verdade, eu não diria que isso está em perigo. Eu diria que foi colocado para descansar", disse Grazier.

"Nossas simulações mostram que Júpiter tem a mesma probabilidade de enviar cometas na Terra do que os desviará. Vimos isso no Sistema Solar Real", completou ele. Quando o nosso planeta ainda era jovem, essa era uma coisa boa. Isso porque os cometas e asteroides forneciam os ingredientes necessário para a vida. No entanto, hoje em dia, esses impactos de certa forma não são bons, pois poderiam desencadear extinções em massa. Essas são semelhantes a que extinguiu os dinossauros não aviários, há aproximadamente 66 milhões de anos.

Com base em vários estudos, diversas pessoas passaram a mudar seus pensamentos sobre a teoria de escudo. De certa forma, Júpiter atualmente é mais uma ameaça do que uma esperança ao nosso planeta.

E aí, o que você achou dessa matéria? Sabia sobre essas condições no espaço? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour pelas curiosidades do nosso site.

Próxima Matéria
Via   Gizmodo  
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+