• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Entenda como o distanciamento social é importante para ajudar a conter a Covid-19

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      17/03/20 às 15h13
foto de destaque

Desde o início do surto de coronavírus em janeiro, o mundo todo já ficou em alerta. Até então a situação não era tão dramática. Mas o que parecia ser apenas um surto temporário acabou ganhando proporções gigantescas e se espalhou por todos os continentes do planeta. Logo foi declarada como uma emergência de saúde pública global e agora já é considerada uma pandemia. Nesse cenário a situação é muito mais grave e as pessoas estão realmente preocupadas. Afinal, a Covid-19 é uma doença altamente transmissível. E é exatamente aí, a raiz do problema, e mesmo que já estejamos em busca de uma cura para a doença, no momento, a principal preocupação é conter a Covid-19.

Quanto a isso, governos do mundo todo já estão tomando medidas preventivas com o intuito de conter a pandemia. Entre eles o Brasil, que já começou a implantar medidas de "distanciamento social". Medida que consiste basicamente em evitar aglomerações de pessoas afim fazer com que a Covid-19 não se espalhe ainda mais. Por isso, desde que foi declarada a pandemia, vários estabelecimentos comerciais, eventos de grande público estão sendo fechados, cancelados ou adiados temporariamente. E no momento, os especialistas garantem que esse distanciamento social é essencial para diminuir os casos de coronavírus.

Transmissão da doença

E para entender como é necessário essa política de isolamento social, primeiro é preciso compreender como o coronavírus se espalha. Os organismos causadores da Covid-19 podem se espalhar tanto pelo ar quanto pelo contato, como uma gripe comum.

Ou seja, estar perto de alguém infectado aumenta as chances de também contrair a doença. Outro fator importante na transmissão, é que além de ficarem no ar, esses microrganismos sobrevivem até três dias sem várias superfícies. Assim, ao tocar em locais contaminados e levar a mão à boca, olhos ou nariz, pode resultar-se na infecção pelo vírus.

De acordo com o Ministério da Saúde, a facilidade em que a doença se espalha, faz com que os casos no Brasil dobrem a cada três dias. O que é algo realmente preocupante. Então, além das medidas básicas de higiene, nesse momento também é importante evitar contato com outras pessoas. Afinal, nunca se sabe quem está ou não infectado, já que o vírus pode ficar encubado por até 5 dias, antes dos primeiros sintomas aparecerem.

Distanciamento social

O distanciamento social já começou aqui no Brasil, com vários estabelecimentos, como restaurantes e lojas, fechando as portas. Assim como o cancelamento de eventos para o público, como shows, festivais, baladas, jogos de futebol, entre outros. Escolas e universidades também já estão paralisando as atividades devido ao coronavírus. Algumas empresas já estão aderindo ao home office temporariamente, para oferecer mais segurança aos seus funcionários. E o mundo inteiro está se adaptando ao distanciamento social, devido a essa pandemia.

"Na cidade de Nova York, por exemplo, os teatros fecharam temporariamente, muitas convenções em todo o mundo estão sendo canceladas e as escolas estão fechando em todos os EUA", conta Thomas Perls. Ele que é professor de medicina da Universidade de Boston.

Segundo os especialistas, essas pequenas atitudes diminuem consideravelmente a chance de contágio. Isso, porque é impossível isolar todas as pessoas contaminadas. Por isso, é tão importante que principalmente os estabelecimentos tomem a iniciativa.

"Controlamos o desejo das pessoas de estarem em locais públicos fechando esses lugares", explica Drew Harris, da Universidade Thomas Jefferson. "Reduzir a oportunidade de encontros ajuda no distanciamento social".

E olhando a Coreia do Sul, vemos como essa medida foi importante para combater a epidemia. Segundo o professor Javier Valls, da Universidade de Granada, na Espanha, mais de 200 mil testes de Covid-19 foram feitos no país. Depois da implementação do distanciamento social, a taxa de pessoas infectadas pelo coronavírus caiu de 813. no dia 29 de fevereiro, para 114. no dia 12 de março.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+