• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Entenda como o encontro desses 3 homens redesenhou o mundo há 75 anos atrás

POR Erik Ely    EM História      12/02/20 às 18h11

Em fevereiro de 1945, três homens se reuniram em um resort turístico. Contudo, o encontro deses 3 homens redesenhou o mundo há 75 anos atrás. Eles eram Winston Churchill, Franklin Roosevelt e Joseph Stalin, os "Três Grandes".

Na ocasião, eles estavam reunidos, em Yalta, para definir o mapa de influências da Europa no pós-guerra. Com o fim do mais sangrento conflito que o mundo já viu, os Aliados queriam impedir que uma devastação semelhante pudesse acontecer novamente.

O que viria depois da maior guerra?

Naquela época, a Alemanha nazista estava de joelhos. Tropas soviéticas fecharam o cerco à Berlim, enquanto as forças aliadas haviam cruzado a fronteira ocidental alemã. No Pacífico, as tropas americanas avançavam continuamente contra o Japão. Enquanto seus exércitos se preparavam para a vitória, o chamado "Três Grandes" concordaram em se encontrar em Yalta, balneário soviético à beira do Mar Negro.

Dessa forma, o encontro aconteceu, era eles, o presidente americano Franklin Roosevelt, o premiê britânico Winston Churchill e o líder soviético Joseph Stalin. No entanto, tanto os Estados Unidos quanto a URSS queriam cooperação em seus próprios termos. Apesar dos acordos da Conferência de Yalta, em poucos meses, o palco estaria novamente montado para a Guerra Fria.

Depois do encontro, as duas superpotências recém-emergidas dividiriam o mundo em dois campos ideológicos durantes décadas. "Se o objetivo de Yalya era criar as condições para uma ordem pós-guerra genuinamente pacífica, então a conferência fracassou. Mas, dadas as aspirações, contraditórias de EUA e URSS, esse nunca foi o objetivo", disse Andrew Bacevich, professora da Universidade de Boston.

Ainda no início de 1945, a guerra estava perdida para a Alemanha nazista. Por isso, cada vez mais, o país mantinha uma resistência sangrenta e desesperada. No entanto, não havia mais dúvidas de qual seria o desfecho do conflito.

Redesenhando um novo mundo

No encontro, Stalin pretendia reerguer a URSS. Contudo, ele precisaria da aceitação das potências ocidentais para fazer isso. Do outro lado, Roosevelt, tinha suas próprias prioridades. Ele queria que Stalin se tornasse signatário das Nações Unidas, um novo órgão de promoção da paz, em mundo pós-guerra. No entanto, essa não seria uma tarefa tão fácil.

Após uma semana de conversas, os Três Grandes anunciaram suas decisões ao mundo. Após sua rendição incondicional, a Alemanha seria repartida. Com isso, ela seria dividia em quatro partes, uma para cada país presente em Yalta, e também, uma parte para a França. Além disso, uma comissão foi criada para levantar o tamanho da dívida da Alemanha.

Os Três Grandes concordaram em realizar eleições democráticas na Europa libertada. E conforme Roosevelt planejava, a criação da ONU foi feita e novas invasões ao Japão aconteceram. Contudo, após a morte do presidente americano, muita coisa mudou. Dessa forma, agora, o representante dos Estados Unidos era Harry Truman. Além disso, Winston Churchill foi substituído por Clement Atlee, após as eleições britânicas de 1945. Um novo encontro aconteceu e muitos dos acordos de Yalta não foram seguidos. Depois de Yalta, Churchill havia encomendado um ataque a URSS, mas logo, estrategistas perceberam que isso seria inviável. Não havia mais conflito declarado, de fato, podemos dizer que esse era o começo da Guerra Fria.

Próxima Matéria
Via   BBC  
Imagens BBC
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+