icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Entenda como tossir e espirrar nas mãos é um problema

POR Cristyele Oliveira EM Curiosidades 07/03/20 às 23h09

capa do post Entenda como tossir e espirrar nas mãos é um problema

Todo mundo tosse e espirra, isso é uma necessidade fisiológica humana. E por uma questão de educação ou etiqueta, a maioria de nós costuma colocar a mão na frente da boca, na hora de tossir ou espirrar, certo? Sim, mas e se esse hábito não fosse o correto ou o mais apropriado? Na verdade, não é. A gente fez isso a vida inteira da forma errada. Por que isso agora? Porque estamos passando por um momento tenso de várias doenças respiratórias, como a COVID-19, que é causada pelo novo coronavírus. Então, em momentos como esse, todo mundo quer se proteger, e a forma como tossimos e espirramos pode ser um problema.

Doenças como essa têm como principal forma de transmissão, as gotículas expelidas pela boca ou pelo nariz. E é por esse motivo que uma das recomendações básicas, para evitar o contágio é cobrir o rosto ao tossir e espirrar. No entanto, o que muita gente ainda não sabe, é que fazer isso apenas com as mãos, como estamos acostumados, pode, na verdade, contribuir para espalhar os vírus e outras bactérias. Entenda melhor como se proteger quanto a isso.

Tossir e espirrar nas mãos

Agora, especialmente devido aos casos confirmados de coronavírus no Brasil, a preocupação é maior. E a prevenção de doenças respiratórias como essa tem sido um tópico muito comentado ultimamente. Todos estão preocupados com a disseminação da doença e estão procurando formas de se proteger da contaminação. E o fato é que a maioria das pessoas conhece, em partes, os hábitos básicos, que ajudam a prevenir a transmissão dessas doenças. Mas muita gente ainda os faz de forma incorreta.

Conhecidos como "etiqueta da tosse" ou "etiqueta respiratória", os hábitos de cobrir as vias respiratórias com as mãos, não é o mais apropriado. Isso porque nós usamos as mãos constantemente. Seja tocando objetos pessoais ou o rosto. Esse hábito, segundo os órgãos de saúde de todo mundo, ajuda a transmitir vírus e bactérias.

Não é como se isso fosse completamente errado. A questão aqui é o jeito como fazemos, que não é a forma mais apropriada. Não é como se o certo fosse tossir ou espirrar na cara de outras pessoas no ambiente.

O jeito certo

De acordo com o Ministério da Saúde, a forma certa de reduzir os riscos de transmitir ou contrair doenças respiratórias é ter um lenço em mãos para cobrir a boca e o nariz ao espirrar. Esse mesmo que deve ser descartado logo em seguida.

Caso não tenha um lenço em mãos sempre, o ideal é dobrar o braço e usar a parte interna do cotovelo como barreira. Isso porque essa parte do corpo não tem tanto contato com outras superfícies como as mãos.

E em casos em que as mãos sejam usadas sem um lenço, a recomendação é lavá-las logo em seguida. Esse é outro hábito de higiene, que segundo os órgãos de saúde, é essencial. Principalmente antes de consumir alimentos ou tocar os olhos, boca ou nariz. O ideal é que isso seja feito com água e sabão, e caso não seja possível, use desinfetantes para as mãos à base de álcool, o famoso álcool em gel.

E aí, você já sabia disso? Conta para a gente nos comentários e compartilhe também com os seus amigos para que eles saibam a melhor forma de se proteger dessas doenças.


Próxima Matéria
Via   Vix  
Imagens Drauzio Vix
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest