icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Entenda de onde vêm 12 expressões que você usa no dia-a-dia

POR Fatos Desconhecidos (Acervo) EM Curiosidades 01/09/15 às 15h28

capa do post Entenda de onde vêm 12 expressões que você usa no dia-a-dia

A língua portuguesa, assim como qualquer outra língua, está sempre em mutação. Várias palavras acabam mudando ao longo dos tempo, outras caem no esquecimento e ainda têm as novas palavras que surgem ou são emprestadas de outros idiomas.

Com as expressões idiomáticas acontece as mesmas coisas, elas não possuem um significado literal como as palavras isoladas, dependem totalmente do contexto e por isso são mais difíceis de entender por pessoas que não são daquele lugar. Mas, afinal das contas, como surgem essas expressões?

A "lua de mel", por exemplo. Se olharmos bem, ela não tem muita relação com o período pós-casamento, então de onde foi que ela surgiu? De acordo com linguistas, a expressão surgiu na Babilônia, onde após o casamento o pai da noiva presenteava o genro com uma bebida alcoólica à base de mel. Como os babilônicos utilizavam calendário lunar, a ocasião ficou conhecida como lua de mel.

Não pense que esse é o único exemplo de expressão popular, com uma boa história por trás, que caiu no gosto do brasileiro, há muitos outros exemplos delas na língua portuguesa. Muitas vezes não nos damos conta, mas a origem das expressões que usamos no dia-a-dia podem ser surpreendentes.

1- Abraço de tamanduá

A origem da expressão está no comportamento do animal. Quando o tamanduá sente que está em perigo, ele se deita com a barriga para cima e abre os braços. Assim, quando o inimigo se aproxima o animal o "abraça" e esmaga.

2 - Casa da mãe Joana

Durante o reinado do Dom Pedro II no Brasil, havia um bordel no Rio de Janeiro de propriedade de uma mulher chamada Joana. Daí surgiu a expressão "casa da mãe Joana".

3 - Chorar as pitangas

A palavra pitanga deriva de pyrang, que significa vermelho em tupi-guarani. De acordo com especialistas, a provável relação da fruta com a expressão, seria que os olhos ficam vermelhos quando choramos.

4- Dor de cotovelo

A expressão teria origem no fato de as pessoas se sentarem nos bares para beber e chorar, com os cotovelos apoiados sobre a mesa ou bancada, algo bastante comum entre as pessoas que rompem relacionamentos.

5 - Dourar a pílula

A expressão dourar a pílula, significa melhorar a aparência de algo. Antigamente, os farmacêuticos embrulhavam as pílulas em papel dourado, para que eles ficassem mais "apresentáveis", o que originou a expressão.

6 - Espírito de porco

Nos tempos coloniais, em que a escravidão ainda era uma realidade no Brasil, os escravos realizavam inúmeros tipos de trabalho, no entanto elas apresentavam maior resistência a um deles: abater porcos. Isso porque eles acreditavam que os espíritos dos suínos os atormentariam à noite.

7 - Farinha do mesmo saco

A farinha boa geralmente é colocada em sacos diferentes, os produtores do alimento não costumam misturar o produto de uma qualidade maior, com o de uma qualidade menor. Por isso, surgiu a expressão farinha do mesmo saco, derivada da expressão já existente no latim: "Homines sunt ejusdem farinae", que significa "homens da mesma farinha".

8 - À beça

Essa é outra expressão que se originou dos tempos imperiais. À época, havia um comerciante rico que gostava de exibir roupas luxuosas, seu nome era Abessa. Dessa maneira, quando outra pessoa se vestia como o comerciante, diziam que ela estava se vestindo à Abessa.

9 - Voto de minerva

De acordo com a mitologia grega, durante o julgamento de Orestes, filho de Clitemnestra, pelo assassinato de sua mãe, houve um empate. A deusa Minerva foi quem decidiu a situação, com um voto a favor do réu.

10 - Amor platônico

Segundo Platão, existem dois mundos: sensível, que você pode perceber com os sentidos, e inteligível, que você pode perceber com a mente. De forma resumida, o mundo sensível seria apenas uma reflexão do inteligível, logo o amor perfeito só existira na mente das pessoas e o real tem falhas. Por causa desse pensamento do filósofo, surgiu a expressão "amor platônico".

11 - Feito nas coxas

Algumas pessoas defendem que a expressão surgiu da fabricação de telhas, feitas por escravos no período colonial, já que eles usavam as coxas como molde. No entanto, há quem acredite em outra teoria, que diz respeito ao ato sexual não terminado. Para entender melhor clique aqui.

12 - Acabar em pizza

Essa expressão, bastante usada no Brasil, surgiu em 1960 quando o Palmeiras passava por uma crise e os cartolas do clube participaram de uma reunião de 14 horas. No fim, como todos estavam com fome, foram a uma pizzaria. O jornalista Milton Peruzzi, que acompanhava os acontecimentos, escreveu uma matéria com o título: "Crise do Palmeiras termina em pizza".


Próxima Matéria
avatar Fatos Desconhecidos (Acervo)
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest