icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Entenda o que é a barreira do som

POR Fatos Desconhecidos (Acervo) EM Curiosidades 23/03/15 às 14h30

capa do post Entenda o que é a barreira do som

Você já viu aqui na Fatos Desconhecidos qual é a velocidade mais rápida, do som ou da luz. Mas hoje trouxemos outra curiosidade, a barreira do som. Você sabe o que ela é?

Estudos realizados até hoje permitiram descobrir que o som se propaga no ar em ondas concêntricas, ou seja, parecido com o que acontece quando uma pedra cai em um lago.

Dessa maneira, a barreira do som é o limite de velocidade em que um avião pode se deslocar no ar sem atropelar essas ondas sonoras emitidas por ele mesmo.

Para entender melhor, considere que a velocidade do som no ar é de 340 metros por segundo (1 200 km/h), aproximadamente. À medida que o avião acelera, essas ondas vão se juntando e ficando "empilhadas" à sua frente, como se fosse uma série de fios entrelaçados.

Quando o avião consegue superar a velocidade das ondas, esses fios imaginários são quebrados e então a barreira do som é rompida. De acordo com o físico Carlos Luengo, da Unicamp, "No momento em que a velocidade do som é ultrapassada, ouve-se um estrondo. É a isso que chamamos romper a barreira do som".

Que barulheira é essa?

O primeiro voo supersônico foi realizado no dia 14 de outubro de 1947, pelo americano Chuck Yeager, que pilotava um Bell X-1. De acordo com Luengo, os primeiros aviões a ultrapassar a barreira faziam isso em queda livre.

Hoje em dia é possível romper a barreira do som sem depender apenas da aceleração gravitacional. Mesmo assim o estrondo só pode ser ouvido uma única vez.

Isso acontece porque embora as frentes de ondas continuem a se propagar, elas vão ficando para trás, dessa forma o voo prossegue totalmente silencioso.

Além disso, estrondo sônico é resultado das ondas de choque formadas no deslocamento do avião. Como já dissemos anteriormente, há uma superposição de ondas de som. Essa superposição ocorre na parte de trás da aeronave.

Por isso, quando a barreira do som é quebrada, o estrondo é intensificado. A superposição das ondas é chamada de cone de Mach e resulta em um aumento de pressão e temperatura do ar.

Formação de nuvem

Quando um avião supersônico quebra a barreira do som, geralmente ocorre a formação de uma nuvem. Essa nuvem é resultado da repentina queda na pressão do ar, o que provoca a condensação do vapor e a formação das gotículas de água que a compõem.


Próxima Matéria
avatar Fatos Desconhecidos (Acervo)
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest