• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Entenda o que significa quando o bebê bate palmas

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      14/07/20 às 14h05
foto de destaque

Ser mãe é o maior desejo de muitas mulheres. Algumas sonham com isso desde a infância, outras começam a despertar essa vontade só depois da vida adulta. E também têm aquelas que não querem isso para sua vida. Enfim, cada uma tem seu livre arbítrio, para fazer e ter o que quiser em seus projetos pessoais.

Uma coisa é fato, ser mãe é, certamente, uma das melhores sensações na vida de uma mulher. E quando o bebê nasce, a mulher experimenta um amor, que nunca sentiu antes, e consegue amar aquele ser de uma maneira que somente mães podem mesmo entender.

O preparo para se ter um filho começa bem antes dele sair da barriga. E quando ele vem para o mundo, é uma outra sensação totalmente diferente. Os pais começam a ver o mundo e experimentar as coisas de novo pelo olhar do seu filho.

O primeiro ano de vida de um bebê é uma das etapas mais importantes para o seu desenvolvimento. É durante esse período, que o bebê começará a atingir metas de aprendizado que são cruciais para o crescimento.

Conforme os meses vão passando, o bebê conseguirá reconhecer diferentes partes do seu próprio corpo, vai começar a engatinhar, terá sua primeira abordagem com comida. Além de também aumentar a sua curiosidade e vontade de explorar o mundo a sua volta.

Uma das coisas que é mais fofa e emocionante, e que é aprendida pelos bebês, é o aplauso. De acordo com a psicóloga Andrea Díaz Mendoza, esse aprender de bater as mãos acontece entre oito e 11 meses de idade. E ele é um marco elementar no desenvolvimento das habilidades motoras do bebê.

Esse pode ser um gestos simples, mas segundo os especialistas em desenvolvimento infantil, ele traz benefícios para os bebês.

Motivo

O bater das palmas, normalmente, surge quando o bebê aprende a sentar, empurrar objetos com as suas mãos e engatinhar. Primeiro, o bebê irá começar aplaudir como uma maneira de imitar os movimentos dos pais. Por isso, é essencial que os pais batam palmas na frente do bebê desde cedo.

Segundo um artigo científico, quando um bebê olha um adulto se mexer, os vínculos neurais dele são ativados. E isso permitirá que ele perceba que bater palmas é uma forma de expressar alguns sentimentos como alegria ou emoção. Então ele irá imitar os adultos.

Esse bater de palmas é uma das ações mais importantes que os bebês tem para se comunicar com seus pais. Além disso, essa maneira de se expressar está ligada de forma muito íntima com o desenvolvimento da fala. Assim como à personalidade e capacidade motora do bebê.

Incentivo

Os pais podem ajudar seus filhos com relação a isso. Para que essa habilidade seja reforçada, e para que o bebê consiga receber todos os benefícios dela, é importante que os pais façam atividades que estimulem o aprendizado da criança.

Como por exemplo colocar a música preferida do bebê e o colocar no seu colo. É importante que a música seja divertida e que tenha ritmos diferentes. Então, comece a bater palmas no ritmo da música e tente fazer com que o bebê imite os seus movimentos.

Se isso não acontecer naturalmente, pegue as mãos do bebê e mostre a ele como se faz. Mas sempre de uma maneira gentil e com bastante paciência. Explique para o bebê quando se deve aplaudir.

Faça isso usando exemplos, como quando alguém marca um gol, ou então apaga as velas de um bolo, que então é hora de bater palmas como uma forma de mostrar emoção. Mostrar isso para o bebê vai ajudar com que ele saiba a forma certa de expressar os seus sentimentos e quando ele deve bater palmas para se comunicar com seus pais.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
Via   Vix  
Imagens Vix
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+