• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Entenda o que vai causar a onda de frio de -50° C nos Estados Unidos

POR Cristyele Oliveira    EM Ciência e Tecnologia      31/01/19 às 14h27

É esperado para os próximos dias a chegada de uma frente fria ao meio oeste dos Estados Unidos. O acontecimento é normal e esperado para essa época do ano. A novidade, no entanto, fica por conta do fato, de que a frente fria promete ser a mais congelantes dos últimos tempos, podendo chegar a temperaturas de até -50°C.

Cerca de 75% do país vai sofrer os efeitos da frente fria, e já vem se preparado para o período. O Serviço Meteorológico Nacional dos EUA (NWS) informou que alguns estados irão presenciar o inverno mais frio das últimas décadas, com "temperaturas perigosas" em todo o centro-oeste do país.

Onda de frio

Segundo a NWS, é esperando que as temperaturas cheguem a uma mínima histórica, sendo as mais baixas desde 1990. E não somente as ondas de frio, são previstas ainda fortes nevascas em Dakota, Minnesota, Iowa, Wisconsin e no norte de Illinois, provocando condições de viagens perigosas ou mesmo impossíveis.
A NWS informou, através do Twitter, que o frio extremo esperado para as planícies do norte até os Grandes Lagos, prometem temperaturas mínimas entrem -30°C e -40°C, ainda com possibilidades de rajadas geladas chegando até -50°C.
A onda de frio esperada é provocada por um vórtice polar, que é uma corrente de ar frio que gira em torno da estratosfera acima do Polo Norte, mas que teve o fluxo interrompido, e agora encaminha-se para o sul dos EUA.

Consequências

As autoridades já vêm alertando os moradores, que mesmo acostumados a duros invernos, a esperar um congelamento anormal e perigoso. Muitos estabelecimentos já vêm sendo afetados pelo frio, e interrompendo as atividades por um período.

Várias cidades do centro-oeste do país já contam com centros de aquecimentos. Os governos regionais também fecharam escolas, e empresas aéreas cancelaram mais de dois mil voos de acordo com o site de monitoramento aéreo Flightaware. Grande parte deles destinados à Atlanta, onde acontece esse final de semana a final do campeonato de futebol americano, um dos maiores eventos esportivos do país, o Super Bowl.

Próxima Matéria
Via   Notícias Agrícolas     BBC     Publico  
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+