• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Entenda o signicado de cada uma das letras da sigla LGBT+

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      28/08/19 às 18h08

Independentemente da sua sexualidade, você com certeza conhece e já ouviu falar sobre a sigla LGBT, certo? No caso dessa, significa exatamente lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis. Até aí tudo certo, todo mundo conhece acompanhar esse raciocínio sem muita dificuldade. Estamos falando de entender o que cada letra representa, não necessariamente aceitar. Até porque como sabemos bem, ainda falta muito para chegar nesse ponto de aceitação e respeito, principalmente no nosso país.

Entretanto, a sigla da comunidade não parou por aí e foi aumentando. Desde os anos 90 a sigla vem ganhando novos membros. Hoje ela se tornou LGBTQQICAPF2K+ que engloba muitos outros grupos de pessoas. Sendo elas, lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis, queer, questionando, intersexo, curioso, assexuais, pan e polissexuais, amigos e familiares, two-spirit e kink. Mas calma, não se assuste, pode ser muita coisa, mas vamos te explicar o que significa cada uma delas a seguir.

LGBT

Esse é o termo mais comum e utilizado para representar a comunidade das lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. O termo foi oficializado no Brasil em 2008, durante a 1° Conferência Nacional GLBT, quando ouve a mudança para o LGBT.

Lésbicas e gays: pessoas que sentem atração sexual e afetiva por pessoas do mesmo gênero, ou seja, homossexuais.

Bissexuais: pessoas que se relacionam de forma afetiva e sexual com pessoas de ambos os gêneros.

Travestis: pessoas que nascem do sexo masculino, porém tem a sua identidade de gênero oposta ao do seu sexo biológico.

Transexuais: pessoas que não se identificam com o gênero designado no seu nascimento.

Não muito tempo atrás a sigla teve a adição da letra Q, que significa queer, ficando LGBTQ+. O termo queer é usado para pessoas que se identificam com todas as orientações sexuais e de gênero, sem necessariamente sem encaixar em apenas um deles.

LGBTQQICAPF2K+

A nova sigla foi divulgada no começo de 2018 contendo 12 letras que tem resultado em vários debates e opiniões diversas dentro e fora da comunidade LGBT. Muitas pessoas têm questionando a legitimidade da integração de alguns grupos que não necessariamente representam a causa. Mas não estamos aqui para jugar, a legitimidade ou não de cada grupo, apenas para mostrar o que mudou e o que isso significa.

Questionado: são pessoas que não sabem exatamente qual a sua identidade ou orientação sexual.

Intersexo: pessoas que nascem com genital ambíguo, com pênis e com vagina. No caso dessas pessoas, elas não se encaixam nas definições tradicionais de "sexo masculino" ou "sexo feminino".

Curioso: pessoas quem tem curiosidade de experimentar coisas novas.

Assexual: pessoas que não sentem atração sexual por ninguém. Para essas pessoas o sexo não faz parte de um relacionamento.

Pansexual e polissexual: pan é a pessoa que sente atração independentemente do gênero da pessoa, e polissexual é quem sente atração por vários gêneros.

Familiares e amigos: também chamados de aliados, são as pessoas que se simpatizam com a causa e se consideram parceiras da comunidade.

Two-spirit: é uma identidade indígena americana, muito antiga que não se encaixa no padrão de gênero da sociedade, como homem e mulher.

Kink: significa fetiche, simplesmente pessoas com fetiches.

Pronto, esses são os significados de cada uma das letras da nova sigla. O que você achou dessa mudança? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+