icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Entenda os perigos do desafio do sal, o novo viral da internet

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      19/03/20 às 12h53
capa do post Entenda os perigos do desafio do sal, o novo viral da internet

Desafios na internet já se tornaram comuns, você dorme e acorda já com um novo desafio. Muitas vezes pode ser só uma brincadeira inofensiva e divertida, mas também pode ser algo perigoso e imprudente. E quanto mais arriscado for, mais sucesso faz entre os jovens. Muitos desses desafios arriscam, inclusive, a vida de crianças e jovens como já vimos vários casos do tipo. Agora, o viral do momento é o "desafio do sal". A brincadeira consiste basicamente em se filmar ingerindo uma grande quantidade de sal. A ideia é ver o quanto de sal a pessoa consegue ingerir, para depois cuspir o condimento.

Popular na rede social chinesa Tik Tok, a brincadeira se espalhou e atraiu outras pessoas a fazerem o mesmo. Em um dos vídeos mais populares, uma criança coloca um pote de sal na boca e desafia os internautas a fazerem o mesmo. "Alguém pode tentar fazer isso?", diz a legenda do vídeo. E não precisa ser nenhum médico especialista, para saber que isso não é nada bom para a saúde. Isso porque o sal ingerido em grandes quantidades é muito prejudicial. Então, no fim das contas, o desafio do sal pode trazer vários problemas de saúde e até levar à morte.

Desafio do sal

Então, é mesmo perigoso encher a boca de sal? Sim, é muito perigoso. "Nessa "brincadeira, as crianças engolem o sal e engolir sal faz muito mal para a saúde. Quando o sal entra na corrente sanguínea, ele puxa a água dos tecidos, das células. Isso faz com que aumente a pressão arterial. Começamos a ter hipertensão", explica Ana Escolar, pediatra e consultora do programa Bem Estar.

Sem contar que, além disso, sal em excesso pode causar desidratação, vômitos e sobrecarregar os rins. Tudo isso junto pode resultar em uma confusão mental, convulsão, coma e até mesmo levar à morte.

"O neurônio é a parte que sente mais e a gente começa a ter sintomas neurológicos, como a irritabilidade, confusão mental. Se a criança começar a apresentar esses sintomas, os pais devem levar ao hospital", alerta a médica.

De acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde, a OMS, o ideal seria consumir, no máximo, uma colher de chá de sal por dia. Isso porque a ingestão de grandes quantidades do condimento está diretamente relacionada a vários problemas de saúde.

Desafios perigosos

Antes do desafio do sal, o que estava bombando era o "desafio da rasteira", uma espécie de pegadinha. A brincadeira consistia em duas pessoas derrubarem uma terceira. Juntavam os dois e a "vítima" no meio. Vítima essa, que era convencida a dar um pequeno salto, e quando ela o fazia, os outros dois a derrubavam no chão, dando uma rasteira.

Enquanto muitos achavam graça do desafio, eles se esqueciam que mesmo a brincadeira aparentando ser inofensiva, ela poderia ser perigosa. Afinal, a pessoa cai no chão, e dependendo de como ela cai, pode sofrer sérias lesões, principalmente se bater com a cabeça. Inclusive, isso aconteceu mesmo. Dois rapazes convenceram um terceiro homem, para participar da pegadinha. Quando ele pulou e foi derrubado de surpresa, acabou batendo a cabeça no chão e ficou desacordado. O vídeo termina e o homem não recobra a consciência, e não se sabe o tombo causou algum problema mais grave. Mas de todo jeito, são brincadeiras perigosas que colocam em risco a vida dos próprios tik tokers, como são chamados.

E você, o que acha desses desafios? Já fez algum deles? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.


Próxima Matéria
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest