icone menu logo logo-fatos-historicos.png


Entenda por que strippers são contratadas para animar funerais na China

POR Lucas Curado EM História 26/02/18 às 19h58

capa do post Entenda por que strippers são contratadas para animar funerais na China

Já imaginou você chega no funeral de um ente querido e se depara com strippers dançando dentro ou fora da sala do velório? Bem, provavelmente, além de você ter um estranhamento enorme, possivelmente você se sentiria ofensivo. Bem, em alguns lugares da China isso é considerado uma prática "normal" por muitos, ao mesmo tempo que abominável por outros. Você já deve ter visto por aí nas redes sociais algo falando sobre isso. Essa prática já vem acontecendo desde a década de 80. O governo do país não aprova, mas isso se tornou meio que uma "nova tradição" em alguns locais da nação asiática.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você um pouquinho desse caso curioso que está acontecendo na China. Esse fenômeno é baseado em antigas tradições funerárias do país. Não somente isso, mas como uma forma de reforçar o status de algumas famílias. O governo chinês não está nada feliz com isso. Todavia, não parece que vai ser por agora que isso vai parar de acontecer. Entenda por que strippers são contratadas para animar funerais na China.

Strippers e funerais

Sim, por mais estranho que parece para nós, existe um porque atrás desse tipo de contratação para funerais. Na visão de muitos, isso é tido como um ato pervertido e erótico, contudo, para outras pessoas não. Na tradição chinesa, em um ritual fúnebre, deve haver muitas pessoas para presenciar a cerimônia. Quanto mais pessoas, mas honrado será o recém falecido.

Além da música, cânticos e entoações, o que mais pode-se fazer para chamar atenção de pessoas? Bem, em 1980 alguém teve a ideia de chamar algumas strippers. Hoje isso se tornou uma prática comum, principalmente em Taiwan. O governo no entanto não parece estar nada feliz com isso. Contudo, essa "nova tradição" parece ter vindo para ficar.

Tradição recente

Como já dito, o primeiro caso que veio ao choque do público foi em 1980. Mesmo sendo uma prática relativamente "comum", ela não é vista em grandes centro urbanos devido a perseguição do governo em relação a prática. Todavia, ano passado, foi documentado o funeral de um político que contou com cerca de 50 strippers dançarinas de pole dancing fazendo sua dança em cima de jipes.

Outra coisa que deve ser entendida por essa prática é que essa é uma forma de mostrar riqueza e status. A população rural da China normalmente costuma querer exibir suas riquezas, gastando a maior parte de sua renda com cantores , atores e outras formas de arte em funerais, como uma forma de confortar o luto. Contudo, como já foi dito, o governo da China não está nada feliz com isso.

O governo chinês

Essa prática é tida pelo regime chinês como algo pervertido e "não civilizado".  O governo está criando ações de repreensão de forma agressiva. Já foi anunciado que qualquer um que adotar essa prática será "duramente punido". A maior preocupação do governo é com crianças que também assistem o espetáculo funerário. Em outras palavras, o governo não quer a exibição de corpo nus de forma pública. Em 2006, 5 pessoas responsáveis por empresas de stripper foram presos e mesmo assim a prática persiste.

Apesar da represaria do governo, a ponto de criar uma linha de denúncias, parece que os funerais com strippers na China estão longe de acabar. O ministério da Cultura Chinês já está criando campanhas mais ostensivas para "banir" essas atividades. Ostensivas ao ponto de oferecer recompensas em dinheiro para pessoas que denunciarem esses "atos obscenos".


Próxima Matéria
avatar Lucas Curado
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest