• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Entenda porque algumas pessoas apagam a foto de perfil quando estão tristes

POR Erik Ely    EM Ciência e Tecnologia      28/01/20 às 18h28

Você pode já ter se deparado com essa situação. Ao mandar uma mensagem para alguém no WhatsApp, e não há foto de perfil. Contudo, você não está em sua lista de bloqueados e já viu essa pessoa usando uma foto no perfil antes. Mas mesmo assim, sem motivo aparente, a pessoa removeu a própria foto. Afinal, por que algumas pessoas apagam a foto de perfil?

Recentemente, um estudo da Universidade da Pensilvânia buscava achar o motivo, para algumas pessoas apagarem a foto de perfil, quando estavam tristes. Entretanto, a pesquisa também mostrou que essa atitude é mais comum em pessoas, com tendência ao neuroticismo.

Nenhuma foto pode descrever esse sentimento

No Facebook e no LinkedIn, as fotos costumam ser mais "quadradas" e formais. Por outro lado, no Twitter, as imagens ganham um tom cômico e irônico. Enquanto isso, no Instagram, muitas pessoas buscam imagens de capas de revista. No entanto, no WhatsApp, a ideia principal é simplesmente se identificar. Com isso, em alguns momentos, algumas pessoas preferem tirar a foto de perfil, para demonstrar seu estado de espírito.

Recentemente, esse foi motivo de debate no Twitter. Aos poucos, houve quem dissesse que apaga a foto, para chamar atenção dos amigos. Em alguns casos, admitem querer provocar algum "contatinho" específico. Mas muitos afirmaram agir assim quando estão tristes. Além disso, essa não é somente uma "coisa de adolescente".

Nesse caso, "chamar a atenção" não está associado a uma atitude imatura. "Se todo mundo está com a carinha lá e eu não, vou destoar da média e chamar atenção", explica a psicóloga, Josie Conti. "Vai vir gente perguntar o que eu tenho, o que aconteceu, e isso gera o que chamamos de ganho secundário. Não consigo dizer, claramente, o que estou sentindo, então uso subterfúgios para chamar atenção, conscientemente ou não", avalia a psicóloga.

Dessa forma, tirar a foto de perfil pode funcionar como uma demonstração de tristeza para muitas pessoas. "A imagem na internet está cada vez mais acoplada à própria pessoa", observa a psicóloga Josie Conti. "Quanto mais a gente usa, mas conhece os mecanismo. E vai se adaptando às maneiras de aparecer online, aos códigos de comunicação indireta."

O que a ciência pode nos ensinar sobre isso

No Estados Unidos, um estudo da Universidade da Pensilvânia analisou mais de 66 mil perfis, para entender uma relação entre personalidades e as fotos dos usuários. Com isso, os 66.502 tuiteiros foram agrupados em cinco personalidades do Big Five: abertura à experiência, conscienciosidade, extroversão, amabilidade e neuroticismo. Sendo um sistema conhecido no exterior, seus resultados foram comparados aos de 429 usuários, que preencheram o teste de personalidade.

De acordo com o estudo, pessoas que se encaixam no neuroticismo têm forte tendência de não mostrar o rosto. No entanto, as redes sociais demonstrar uma forte tendência em quem gostaríamos de ser. Dessa forma, se usamos as fotos para mostrar que estamos bem, também tiramos as fotos para mostrar que não estamos. Em suma, a ausência de foto pode simplificar a ideia de querer sumir. Pelo menos, aqui, há um momento para "sumir" do mundo virtual.

Próxima Matéria
Via   UOL  
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+