Entenda porque astrônomos dizem que temos que procurar alienígenas que respirem hidrogênio

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      06/05/20 às 16h10
foto de destaque

A vida fora da Terra é um assunto que levanta várias discussões. Tenham tais seres características como peles verdes com cabeças grandes ou não, existem aqueles que acreditam que não estamos sozinhos no espaço e aqueles que acham que vida fora do nosso planeta é totalmente impossível.

Seres verdes em naves vindo de outros lugares e pousando aqui é a imagem mais fixada na nossa cabeça, mas eles podem não existir. Formas de vida extraterrestre são sim possíveis de existir. Mas apesar da grande possibilidade de existirem, essas formas de vida, provavelmente, serão bem diferentes da forma como pensamos.

Mesmo assim a busca por vida fora do nosso planeta nunca parou. E provavelmente, a primeira vez que evidências de vida forem encontradas em um exoplaneta será quando  forem analisados os gases da sua atmosfera. Com planetas parecidos com a Terra sendo descobertos, em breve, poderá se descobrir gases na atmosfera de um exoplaneta que esteja associado à vida na  Terra.

Estudo

De acordo com um novo estudo publicado na Nature Astronomy, as melhores chances de achar evidências de vida é ampliando a pesquisa. Isso quer dizer incluir aqueles com a atmosfera de hidrogênio.

É possível sondar a atmosfera de um exoplaneta quando ele passa na frente da sua estrela. Porque quando isso acontece, a luz precisa passar pela atmosfera do planeta para chegar até nós. E parte dela vai sendo absorvida à medida que vai passando.

E olhando para o espectro da estrela e calculando o que falta de luz  por causa do  trânsito consegue-se saber quais são os gases que consistem naquela atmosfera. E documentar essas atmosferas é um dos objetivos do Telescópio Espacial James Webb.

E se fosse encontrada uma atmosfera com uma mistura química diferente da que era esperada, uma das explicações seria que ela ficou diferente por causa dos processos vivos, como é o caso da Terra. Nossa atmosfera tem metano, que reage com o oxigênio de forma natural para produzir o dióxido de carbono. Mas processos biológicos mantém o metano.

Outra explicação seria que o oxigênio não estaria lá se não tivesse sido liberado do dióxido de carbono por micróbios que fazem fotossíntese durante o chamado evento de oxigenação, que começou a 2,4 bilhões de anos atrás.

Além do oxigênio

Segundo os autores do estudo, deveriam ser investigados os mundos maiores que a Terra que tem atmosferas dominadas pelo hidrogênio. Eles podem não tero oxigênio livre, porque ele, junto com o hidrogênio, formam uma mistura altamente inflamável.

As atmosferas dominadas pelo hidrogênio diminuem aproximadamente 14 vezes menos rapidamente quanto mais alto se sobe. Do que uma que é dominada por nitrogênio como a do nosso planeta. E isso faz com que um envelope seja criado na atmosfera, 14 vezes maior ao redor do planeta. Isso facilita localizar os dados espectrais.

Além do que, as dimensões maiores melhorariam as chances de observar uma atmosfera assim através de uma imagem direta de um telescópio óptico.

Respiração com hidrogênio

Os autores fizeram experimentos em laboratórios que mostraram que a bactéria E.coli consegue sobreviver e se multiplicar em uma atmosfera de hidrogênio. Isso quando o oxigênio falta. E várias outras demonstrações foram feitas com uma grande variedade de fermentos.

Mesmo sendo interessante, isso não acrescenta muito no argumento de que a vida seria possível em uma atmosfera de hidrogênio. Vários micróbios sobreviveriam quando metabolizassem hidrogênio.

Mas o estudo fez uma grande descoberta. Os pesquisadores demonstraram que existe um grande diversidade de dezenas de gases que são produzidos por produtos em E. coli  que vivem sob hidrogênio.

São vários como, dimetilsilfeto, sulfeto de carbonila e isopreno. E que podem ser bio assinaturas que conseguem ser detectadas em uma atmosfera de hidrogênio. E isso aumenta as chances de reconhecer sinais de vida em um exoplaneta.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+