• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Entenda porque essa praia é lotada de seringas e ampolas de sangue

POR Arthur Porto    EM Mundo Afora      05/09/19 às 17h48

O que supostamente deveria ter sido passeio matinal, por uma praia popular do Paquistão, tornou-se uma corrida contra o tempo. O objetivo? Em suma, impedir que qualquer indivíduo fosse ferido pelas seringas usadas, frascos de sangue e outros resíduos médicos espalhados sobre a areia.

Clifton Beach, localizada na cidade de Karachi, no sul do Paquistão, é a praia preferida dos moradores locais. Entretanto, o local, após fortes chuvas, foi, literalmente, tomado por perigosos resíduos médicos. O lixo, em sua maioria, estava escondido entre sacos plásticos.

"Minha primeira reação foi que eu tinha de proteger as pessoas que vão à praia", disse paquistanesa Shaniera Akram. Akram é casada com o conhecido jogador paquistanês de críquete Wasim Akram. A cidadã, que passeava pela praia, rapidamente percebeu que o local oferecia um sério problema de segurança. "Foi muito chocante", completou.

Em seu Twitter, a paquistanesa informou que sempre teve o costume de usufruir do ambiente. "Andei nesta praia todos os dias nos últimos quatro anos e nunca fiquei com medo até hoje", escreveu Akram em seu perfil. Além de divulgar o acontecimento, Akram também aproveitou sua rede social para compartilhar as fotos tiradas no litoral.

Além disso, Akram afirmou também que, após caminhar por 10 minutos na areia, encontrou "mais de quatro dúzias" de seringas. De acordo com a paquistanesa, "Clifton Beach, neste momento, está extremamente perigosa e precisa ser interditada".

"É como se um hospital tivesse aparecido na nossa praia", disse uma turista Australiana em entrevista à BBC.

A praia

Em suma, encontrar resíduos médicos em uma praia é altamente incomum. No entanto, não é de hoje que Karachi, uma cidade com mais de 14 milhões de pessoas, trava uma batalha contra a acumulação de lixo.

De acordo com Dawn, um jornal local, cerca de um terço das 13 mil toneladas de lixo descartadas pelos moradores da cidade todos os dias acaba nos esgotos. Além do jornal local, o canal de notícias Al Jazeera, recentemente, mostrou lixões que crescem continuamente perto da cidade.

O canal de notícias também revelou como os esgotos a céu aberto desaguam no Mar da Arábia, que banha Clifton Beach. Jamil Ahmed Khan, secretário parlamentar para assuntos marítimos, disse à Al Jazeera que o governo da província "falhou" em lidar com o assunto na última década.

O lixo

Para Mohammad Moazzam Khan, que trabalha como consultor técnico da ONG World Wildlife Fund (WWF), encontrar resíduos médicos em uma praia é particularmente chocante. De acordo com Khan, "isso nunca aconteceu antes".

"Há 20 anos não era incomum encontrar resíduos hospitalares jogados em lixões comuns", disse Khan.  Até o momento, não se sabe de onde veio o lixo médico espalhado ao longo de Clifton Beach. As autoridades, ao se pronunciarem diante a imprensa, informaram também não ter conhecimento da origem.

Para Khan, os resíduos, basicamente, vieram de um lixão comum. "O conteúdo foi arrastado para o mar devido às fortes chuvas fortes que atingiram Karachi nas últimas duas semanas".

As autoridades isolaram as áreas afetadas poucas horas após o pedido de ajuda de Akram no Twitter.

Próxima Matéria
Via   BBC  
Imagens BBC
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+