• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Entenda porque nascemos com 300 ossos e morremos com apenas 206

POR A redação    EM Curiosidades      26/02/16 às 18h45

O processo de formação, nascimento, crescimento e envelhecimento são realmente incríveis e complexos. Eles fazem parte do ciclo natural da vida, e ditam os rumos do que acontecem com os nossos corpos e vidas.

Cada segmento deste ciclo possui suas próprias curiosidades e peculiaridades, a fase infantil por exemplo é uma das mais importantes, pois é nela que nossos corpos passam pelas mais drásticas mudanças.

Os bebês por exemplo, nascem com a incrível habilidade de se virar muito bem em água, porque passam 9 meses suspensos no liquido amniótico que está dentro do útero da mãe.

Mas com o tempo é natural que essa habilidade desapareça. Praticamente tudo na fisionomia dos bebês se modifica conforme o tempo passa.

PBabyBones_081114

Mas uma das mais impressionantes características sobre o nosso "corpicho" nessa fase, é que nascemos com nada mais e nada menos do que com 300 ossos, mas quando atingimos a fase adulta esse número se altera para apenas 206.

Isso acontece porque o corpinho do recém-nascido é composto por uma série de cartilagens que são segmentadas, que nessa fase já são consideradas como pequenos ossinhos.

Conforme crescem, esses elementos de cartilagem acabam se fundindo e formando assim, os nossos ossos fixos, e que não mais vão mudar.

Essa adaptação ocorre, porque desta forma, o bebê pode "facilmente" passar pelo canal vaginal na hora do parto. É por esse mesmo motivo, que é popularmente conhecido que a cabeça dos recém-nascidos é absolutamente frágil, visto que seu crânio é dividido em uma quantidade maior de ossos, unidos por cartilagem que com o tempo se solidifica.

osso01

O processo de mudança de cartilagem para os ossos de chama ossificação, e continua ocorrendo até os 20 anos de idade. Nele os capilares levam sangue até as células formadoras de ossos, chamadas osteoblastos.

Em seguida nosso organismo já começa a produzir o osso compactado, que envolve toda a cartilagem e que com o tempo, irá substitui-la.

E então queridos leitores Ultra Curiosos, imaginavam que era por conta desse processo que nascíamos com aproximadamente 300 ossos e morríamos com apenas 206? Comenta pra gente aqui em baixo.

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+