• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Entenda porque o estresse pode deixar os cabelos brancos

POR Erik Ely    EM Ciência e Tecnologia      31/01/20 às 17h53

Você, provavelmente, deve ter ouvido falar que o estresse pode deixar nossos cabelos brancos. Contudo, você já parou para se perguntar o porquê isso acontece? Se sim, você finalmente vai ter uma resposta para essa questão.

Um estudo, realizado pela Universidade de Harvard e a Universidade de São Paulo (USP), pode ter revelado porque o estresse deixa os cabelos brancos. Para o experimento, camundongos foram a chave para solucionar a questão. Com isso, o efeito do sistema nervoso sobre células que dão origem ao pigmento capilar foram desvendados.

Camundongos também ficam estressados

Recentemente, cientistas puderam confirmar que ficar estressado pode deixar os cabelos brancos. Através de uma publicação na revista científica Nature, cientistas da Universidade de Harvard, em parceria com a Universidade de São Paulo (FMRP-USP), puderão publicar os demonstrar os resultados da pesquisa.

No experimento, dois camundongos foram expostos em laboratórios a um intenso período de estresse causado por uma dor aguda. Com isso, apenas quatro semanas depois, os primeiros pelos brancos apareceram. Segundo os cientistas, isso acontece porque há uma ligação entre o sistema nervoso e as células-tronco do bulbo capilar, responsáveis pelo pigmento do cabelo. "Quando estamos sob estresse, é acionado o nosso sistema simpático". Também conhecido como "sistema de luta e fuga", ele é responsável por gerar ações para aumentar o fluxo sanguíneo nos músculos. Ou ainda, aumentar os batimentos cardíacos quando estamos estressados", explicou Thiago Mattar Cunha, pesquisador do Centro de Pesquisa em Doenças Infamatórias da FMRP-USP.

No experimento, os roedores foram submetidos a um período de estresse agudo. Contudo, esse estresse pode ser comparado a casos de estresse pós-traumático. Além disso, mesmo casos de de estresse mais moderados também podem causar o cabelo braco. "Independente do tipo e intensidade do estresse, ele poderá causar cabelo branco. Só que em menor quantidade", disse Cunha. "A base do bulbo capilar tem células-tronco que produzem as células responsáveis pelo pigmento do cabelo. Quando o sistema de luta e fuga é acionado pelo estresse, ele libera noradrenalina, que afeta as células-tronco, que param de produzir as células responsáveis pelo pigmento".

Aprendendo com o conhecimento popular

Atualmente, diversas histórias populares podem ajudar a orientar a hipótese da pesquisa. "Todo mundo tem uma história para compartilhar sobre como o estresse afeta seu corpo". Nesse caso, notamos, "principalmente a pele e o cabelo". Além disso, esses "são os únicos tecidos que podemos ver do lado de fora", disse Ya-Chieh Hsu, professor de células-tronco e Biologia Regenerativa, em Harvard.

Inicialmente, esse não era o foco do estudo. Mas conforme o pelo dos ratos mudavam, isso começou a intrigar os pesquisadores. "Queríamos entender se essa conexão é verdade e, em caso afirmativo, como o estresse leva a alteração", disse Hsu. Com isso, os resultados obtidos podem levantar diversas outras questões. "Será que o estresse pode afetar a produção de células-tronco na medula óssea? Será que pode afetar a imunidade? Como o estresse afeta o sistema gastro-intestinal? São coisas que precisamos estudar", afirma Cunha. Por fim, também formas observadas de manchas brancas, na pele dos animais, indicando uma relação entre o estresse e a pigmentação da pele.

Próxima Matéria
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+