icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Entenda porque uma latinha de Coca-Cola Zero flutua sobre a água e a normal afunda

POR Erik Ely    EM Curiosidades      15/07/20 às 15h17
capa do post Entenda porque uma latinha de Coca-Cola Zero flutua sobre a água e a normal afunda

Você pode nunca ter feito esse teste, mas uma latinha de Coca-Cola Zero flutua sobre a água e a normal afunda. Assim, mesmo que você nunca tenha se questionado sobre isso, esse não deixa de ser um questionamento um tanto quanto intrigante. Mas, afinal, por que isso acontece?

Não precisa sair correndo para colocar as duas latinhas na água, nós já fizemos isso por você. Agora, vamos explicar como isso acontece. Afinal, mesmo com os dois corpos no mesmo formato, peso e quantidade de líquido iguais, pode ser, no mínimo, estranho que as duas latinhas tenham reações tão diferentes ao entrarem em contato com a água.

Há uma explicação científica por trás do mistério das latinhas

De forma resumida, esse enigma pode ser explicado por meio da densidade. Ou seja, por meio da relação entre a massa e a substância e a quantidade de espaço que ele ocupa. Dessa forma, a unidade de medida da densidade é a grama por mililitro (g/mL). Com isso, a água apresenta uma densidade de 1 g/mL. Além disso, outros líquidos apresentam densidades parecidas, que geralmente aparecem entre 0,8 e 1 g/mL.

Voltando à Coca-Cola, podemos afirmar que o conteúdo da latinha não deixa de ser líquido. Entretanto, suas propriedades são diferentes das encontradas na água. Dito isso, em uma única latinha de Coca-Cola, podemos encontrar açúcar, corantes, aromatizantes e outros ingredientes. Portanto, o que faz a Coca-Cola afundar e a Coca-Cola Zero flutuar está na densidade de cada uma das soluções.

No caso da Coca-Cola tradicional, ela afunda porque sua solução é mais densa. Por outro lado, a Coca-Cola Zero, que possui apenas adoçantes, sódio e não possui glicídios e outras propriedades encontradas em sua versão tradicional, acaba sendo mais densa do que a água. Por isso, ela pode flutuar uma vez que é colocada em contato com a água.

Explicando como o fenômeno acontece em números

Como efeito de comparação, ambas latinhas de Coca-Cola, tanto a tradicional como a Zero possuem 355 mililitros de líquidos. Além disso, as duas versões da bebida são compostas em sua maioria por água. Entretanto, a grande diferença nas duas versões está no adoçante. Dessa forma, a Coca-Cola normal possui cerca de 325 ml de água, com uma densidade de 1,0 g/mL, e 39 g de açúcar. Contudo, seu peso final chega a 364 g. Por outro lado, uma lata de Coca-Cola Zero contém apenas 0,3 g de aspartame, uma substância que substitui o açúcar em sua composição. Ou seja, é composta quase inteiramente por água e pesa cerca de 355 g.

Por fim, reforçamos que é justamente essa diferença de peso que permite que a lata de Coca-Cola Zero tenha dinâmica suficiente para poder flutuar, o que não acontece com sua versão tradicional. Desse modo, a densidade da Coca-Cola Zero, sendo cerca de 1,00 g/mL, se torna quase que igual a da água. Porém, a normal, apresenta uma densidade apenas um pouco maior, de 1,03 g/mL, o que a permite afundar na água. De toda forma, pode ser que você nunca chegue a realmente utilizar essa informação. Mas, caso alguém o questione, você já sabe a resposta!


Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest