icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Entenda porque você jamais deve usar Ibuprofeno em caso de Coronavírus

POR Diogo Quiareli EM Curiosidades 20/03/20 às 16h24

capa do post Entenda porque você jamais deve usar Ibuprofeno em caso de Coronavírus

O mundo inteiro entrou numa corrida pela sobrevivência, diante do novo coronavírus. O vírus, primeiramente, notado na cidade de Wuhan, na China, se espalhou pelo mundo. Hoje, todos os continentes possuem relatos de pessoas infectadas. A Organização Mundial da Saúde informou que isso tornou-se uma pandemia, que é uma epidemia de escala global. Após se espalhar, o coronavírus passou a ser o maior terror de alguns países, como a Itália, onde o número de mortes já ultrapassou 3.400. Outros países como o Irã ou Espanha também se encontram em estado grave. Com isso, as pessoas buscam todos os métodos, para se protegerem ou livrar da doença.

As unidades médicas já se encontram lotadas, e cada vez mais, pessoas precisam de atendimento. Com o passar dos dias, podemos perceber o quão rápido esse vírus está se espalhando pelo mundo. Por causa dos seus sintomas, que são: dor de garganta, tosse, febre, dificuldades para respirar e nariz escorrendo, as pessoas começaram a procurar por medicamentos por conta própria. Diante disso, os profissionais de saúde estão desaconselhando o uso de corticoides e do antiinflamatório Ibuprofeno. Se você é um suspeito de carregar o vírus, não deve se automedicar com isso e nós explicamos o motivo.

Por que não podemos tomar Ibuprofeno em caso de coronavírus?

Médicos, após um estudo científico apontar que esses medicamentos podem agravar a situação, incentivaram o não uso. Como ainda não há um tratamento específico para COVID-19, os medicamentos são utilizados, a fim de minimizar os desconfortos causados pela doença. Com isso, Oliver Véran, ministro da saúde francês, usou seu perfil no Twitter, para fazer uma orientação. Ele pediu para que as pessoas não usassem corticoides e medicamentos antiinflamatórios, como o Ibuprofeno. Isso, é claro, na tentativa de combate ao coronavírus.

Segundo ele, estas classes de medicamentos interagem com o vírus. Desta forma, facilitam e prolongam sua ação no organismo. O alerta do ministro se baseia em uma pesquisa, publicada dias atrás, no periódico científico "The Lancet". Esse estuda os fatores que agravam a doença. O estudo citou o Ibuprofeno como algo que tem uma interação negativa com o vírus semelhante à da diabetes. Segundo o relato, esse remédio aumenta a concentração da ECA2, que é uma enzima conversora da angiotensina 2. Isso ajuda o vírus a ligar-se às células-alvo.

David Uip, infectologista e coordenador do Centro de Contingenciamento do coronavírus em São Paulo, também falou sobre. O profissional confirmou que o uso destes medicamentos pode prejudicar o tratamento de pacientes infectados. "Nos casos de coronavírus, ele lentifica a eliminação do vírus. Está sendo contraindicado por isso", afirmou. Para lidar com o mal-estar e a febre, o paracetamol é uma substância ainda sem contraindicação. "O que importa mesmo é você ter um bom repouso, uma boa nutrição e uma boa hidratação", finalizou.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo, pois o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
Via   Vix  
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest