Entenda qual a relação entre 'Os Beatles' e a criação da tomografia computadorizada

POR Erik Ely    EM Entretenimento      19/05/20 às 10h03
foto de destaque

Se hoje é possível ver o corpo humano por dentro, devemos agradecer a um homem chamado Wilhelm Roentgen, um físico alemão que, em 1895, descobriu os raios X. Contudo, desde então, muita coisa mudou. Entre uma das mais importantes evoluções, podemos citar a criação da tomografia computadorizada, que permite que vejamos o corpo em 360 graus. E a isso, temos muito a agradecer aos Beatles. Isso mesmo, a banda inglesa formada pelos quatro garotos de Liverpool. Mas, afinal, qual a relação entre 'Os Beatles' e a criação da tomografia computadorizada?

Desde 1972, essa tecnologia ajudou na investigação de doenças como câncer, AVC e até mesmo, no atual tratamento de Covid-19. De fato, são muitas as inovações inclusas no desenvolvimento da tomografia. Com isso, precisamos citar o trabalho do o físico sul-africano Allan MacLeod Cormack e o engenheiro britânico Sir Godfrey Newbold Hounsfield, que precisaram calcular a descontinuidade da densidade dos tecidos do nosso corpo. Desse modo, eles conseguiram criar uma máquina que emitiria raios X em diferentes ângulo. Mas, surpreendentemente, há rumores de que tudo isso somente foi possível graças aos Beatles.

Entenda porque o investimento em pesquisas é tão importante

Para se ter uma ideia, 'Os Beatles' fizeram tanto sucesso que sua gravadora, a Electrical and Musical Industries (EMI), não tinham mais ideia de onde investir. Contudo, claro que esse é exagero, mas, de fato, a gravadora quis buscar além da música. Sendo assim, eles buscaram investir um pouco do lucro em pesquisas acadêmicas.

Em 1967, Hounsfield foi um dos cientistas que recebeu fundos para investir em projetos científicos. Depois disso, alguns anos mais tarde, ele revelou como o investimento foi importante. "Como era de se esperar, o projeto teve várias frustrações… E alguns incidentes curiosos, sem falar nas experiências de viajar por Londres usando transporte público carregando cérebros de bois para usar nas avaliações de um scanner experimental nos laboratórios", escreveu o engenheiro em sua autobiografia. Além disso, na época, a máquina foi batizada de EMI-Scanner, em homenagem à gravadora e patrocinadora do estudo.

Em 1971, a tomografia computadorizada foi usada, pela primeira vez, em um hospital de Wimbledon. Assim, seis anos mais tarde, ela chegou ao Brasil. Desse modo, o primeiro tomógrafo foi instalado em São Paulo. Depois disso, em 1979, Hounsfield e Cormack receberam o prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia por conta de sua invenção.

Controvérsias de como a história realmente aconteceu

Depois de alguns anos, a história começou a ser contestada. Dessa forma, o grupo e a gravadora podem ter "exagerado" um pouco nos fatos. Mas não somente eles, uma vez que os pesquisadores também podiam tornar o projeto mais famoso ao envolver o nome dos músicos.

Para começar, 'Os Beatles' não são sabiam tinham tanto controle de onde o dinheiro estava indo. Além disso, mesmo que acabassem sabendo, a ajuda financeira custeou cerca de 16% da pesquisa. De acordo com um estudo do National Center for Biotechnology Information, embora a gravadora tenha investido cerca de 100 mil libras na pesquisa, o estudo custou muito mais do que isso. Dessa forma, o Departamento de Saúde e Segurança Social Britânico investiu seis vezes mais, totalizando 606 mil libras. Entretanto, mesmo que a ajuda não tenha sido como relatada, podemos afirmar que a banda teve um papel bastante importante na invenção que mudou a forma como enxergamos o corpo humano.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+