icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Escola foi feita à mão e é completamente sustentável

POR Leticia Rocha EM Compartilhando coisa boa 28/03/19 às 15h02

capa do post Escola foi feita à mão e é completamente sustentável

Todos nós sabemos o quanto a educação é importante para a manutenção e avanço de nossa sociedade. Na verdade, a educação é um dos grandes pilares que temos. Por isso, a lógica seria que os investimentos realizados nessa área fossem constantes. No entanto, isso não acontece, ao menos não em todo o mundo. Vários são os países que apresentem péssimos números quando o assunto é educação e é por isso que algumas pessoas e organizações se unem para tentar resolver a situação. Foi pensando nisso que essa escola foi feita à mão.

A escola, que é totalmente sustentável, faz parte do projeto "InsideOut", criado pelo arquiteto Andrea Tabocchini. Conheça mais sobre o projeto.

InsideOut

O vilarejo rural Yeboahkrom que fica no Gana tinha apenas uma escola que foi destruída pelos fortes ventos que atingiram a região. Foi então que as pessoas do projeto decidiram intervir, levou apenas 60 dias para que uma nova escola fosse erguida no local. Mas essa não foi uma construção qualquer. Com 12 mil euros, eles construíram uma escola com a matéria prima que encontraram na região: terra e madeira.

Como no local também não existe energia elétrica, esses materiais foram perfeitos para o projeto. A estrutura oferece iluminação e ventilação de forma natural. Faz isso garantindo a proteção e abrigo necessários para os estudantes. É importante frisar que foi tudo construído à mão e sem qualquer equipamento elétrico. O projeto foi tão bem sucedido que ganhou vários prêmios e ficou entre os 10 melhores projetos escolares do mundo em 2017.

Educação e sustentabilidade

No projeto, vemos duas coisas que aparentam ser distantes e distintas, mas que na verdade conversam muito entre si. Nesse momento de crise ambiental que estamos falando, pensar na sustentabilidade nunca foi tão necessário. Torná-la real é uma forma ainda mais efetiva de mostrar o quanto ela pode ser benéfica. Além de garantir o desenvolvimento, faz isso de forma ecologicamente correta e economicamente viável. Dessa forma, estaremos garantindo a vida dos recursos naturais disponíveis em nosso planeta, o que tem se tornado cada dia mais preocupante.

O desequilíbrio que provocamos na natureza tem se tornado mais visíveis e alarmantes com o passar do tempo. O nível do mar está subindo consideravelmente, alguns locais enfrentam terríveis períodos de seca, enquanto em outros locais, as pessoas morrem de frio. O que se vê é um completo desequilíbrio que foi causado pelo nosso total descontrole no uso dos recursos naturais, mas não somos responsáveis apenas por isso. O aquecimento global tem avançado cada dia mais e isso também entra na nossa conta.

É por isso que ideias como essa, que unem educação e sustentabilidade, são tão importantes. E você, já conhecia algum projeto parecido com esse? Nos conte aqui nos comentários sobre seu contato com práticas sustentáveis. Aproveite e marque os amigos aqui, é sempre bom compartilhar boas ações.


Próxima Matéria
Via   nation  
avatar Leticia Rocha
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest