icone menu logo logo-fatos-historicos.png


Esfinge milenar foi encontrada no Egito

POR Jesus Galvão EM História 03/10/18 às 17h09

capa do post Esfinge milenar foi encontrada no Egito

Cientistas egípcios enquanto retiravam água acumulada em uma área de escavação no templo Kom Ombo, no Vale de Aswan, acabaram encontrando uma esfinge milenar de arenito. O artefato pode ter mais de 2 mil anos de idade. Encontrada no lado sudeste do templo, a peça pode ter pertencido à época ptolomaica (323-20 a.C.).

No local onde a esfinge foi encontrada, há dois meses foi encontrado duas peças de arenito do rei Ptolomeu V. O arenito se forma em leitos de areia no mar ou em áreas baixas nos continentes. Segundo Abdel Moneim Saeed, diretor-geral de Antiguidades em Aswan, mais estudos se fazem necessários para conseguir reunir mais informações a respeito do objeto encontrado.

As descobertas

Segundo o especialista, as peças encontradas possuem inscrições hieroglíficas e demóticas. Os artefatos então foram transferidos para o Museu Nacional da Civilização Egipcia, em Fustat, onde serão analisadas e possivelmente farão parte da coleção do museu.

Uma expedição organizada pela Universidade do Alabama em Birmingham e o Ministério de Antiguidades do Egito, em paralelo às recentes descobertas no templo de Kom Ombo, encontraram 802 túmulos de idade aproximada de cerca de 4000 mil anos a.C. Os túmulos foram encontrados no complexo funerário do Reino Médio Egípcio, em Lisht.

De acordo com os pesquisadores da expedição, usando tecnologia GPS e um banco de dados, eles puderam concluir que os túmulos poderiam abrigar até oito corpos de uma única vez. Dessa forma, eles poderiam abrigar os restos mortais de várias gerações de uma mesma família. Esses túmulos, ainda segundo os cientistas, foram esculpidos em rocha e cercados por tijolos e calcário.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.


Próxima Matéria
Via   Clarin  
avatar Jesus Galvão
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest