• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Especialistas falam sobre o futuro da tecnologia e sobre os ''anjos robôs''

POR Renata G Pereira    EM Curiosidades      07/10/19 às 14h52

O uso da tecnologia vem auxiliando a realidade do ser humano, em todas as áreas de sua vida. Seja facilitando atividades diárias, acelerando as comunicações e gerando resultados rápidos e melhores. Na área da saúde, a tecnologia vem ajudando no desenvolvimento de novos métodos mais eficazes no tratamento de doenças e em procedimentos cirúrgicos.

Já na área da educação, a eficácia tem sido vista através de métodos modernos, que possam facilitar a execução das atividades escolares, tornando o aprendizado mais fácil e prazeroso. Como por exemplo, facilitando a realização de pesquisas e o desenvolvimento de tarefas práticas. Na área de segurança, equipamentos modernos de vigilância, garantindo a proteção e bem-estar das pessoas. Em síntese, não podemos negar que o uso da tecnologia se tornou parte do nosso dia a dia.

E para os especialistas em tecnologia, a tendência é que a tecnologia juntamente com a Inteligência Artificial venha fazer cada vez mais parte da vida do ser humano. Será uma extensão do corpo humano. Em um futuro, não tão longe de acontecer, a Inteligência Artificial fará parte do cérebro humano. E assim, ajudará o cérebro em suas funções, melhorando a memória e até mesmo curando doenças.

Cérebro X Inteligência Artificial - O futuro da tecnologia

Segundo especialistas em tecnologia, o mundo está mudando e muito rápido. E a junção de Inteligência Artificial com o cérebro humano, não está longe de acontecer. Usando interfaces cérebro-máquina, nos permitiremos, como seres humanos, combinar nossa inteligência horizontal, com os recursos de execução vertical da inteligência artificial. Em suma, porque uma combinação dos dois será muito melhor do que qualquer um deles isolado.

De acordo com Mahadev Satyanarayanan, Carnegie Mellon, professor universitário, o uso de Inteligência Artificial ajudará em cirurgias. Onde anjos robôs ficariam no ombro do cirurgião, o orientando durante a cirurgia.  E assim, o mostraria quando estivesse prestes a cometer alguma falha ou algum erro. Além de guiar o cirurgião com orientações úteis, na hora de tomar decisões importantes. E o resultado seria um número maior de cirurgias bem sucedidas.

Já Dirk Wisselmann, BMW Group, engenheiro sênior de direção automatizada, diz que acredita na criação de carros totalmente autônomos e seguros. Mas sem deixar de produzir veículos com opções manuais, pois ele acredita que cabe a pessoa decidir que tipo de carro ela vai querer. E para os modelos manuais, a tecnologia pode beneficia-los, tornando-os mais seguros. Em suma, tanto para o motorista quanto para os outros passageiros do veículo.

Para a especialista Paula Boddington, Oxford University, Pesquisadora Sênior no Departamento de Ciência da Computação, a tecnologia ajudará no desenvolvimento humano. Tornando as pessoas melhores, acabando com a pobreza e o desemprego. E que o mundo seria um lugar mais harmônico e as pessoas mais humanas. Paula tem uma visão mais utópica com relação ao futuro da tecnologia, do que seus companheiros especialistas.

Bobô, o  Anjo Robô

Bobô é um anjo robô, de 20 cm de altura, e com dois botões coloridos, um verde e um vermelho, indicando sim e não, respectivamente. Ele é conhecido como anjo robô, pois foi projetado especialmente para atender às necessidades de uma garotinha no bairro Cajuru, em Curitiba. A pequena Luana Vitória Brizola, de 7 anos, tem síndrome de down e é beneficiária do invento.

O anjo robô acompanha Luana Vitória pela escola, inclusive até o banheiro. Luana tem problemas urinários e Bobô ajuda em suas idas ao toalete. Para ela, Bobô é seu anjo da guarda. E foi ela mesma quem escolheu esse nome para o anjo robô.

O anjo robô foi projetado por estudantes, entre 11 e 13 anos de idade, em um programa de robótica na escola. E tem como objetivo ajudar na inclusão e influenciar a solidariedade entre os alunos.

Para os especialistas em tecnologias, o anjo robô pode ser muito bem aproveitado futuramente. Não só auxiliando crianças, mas ajudando em qualquer atividade humana.

Próxima Matéria
Renata G Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+