icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Esqueça a planta carnívora e veja 7 coisas impressionantes feitas por árvores

POR Bruno Dias    EM Natureza      03/07/18 às 18h01
capa do post Esqueça a planta carnívora e veja 7 coisas impressionantes feitas por árvores

Grandes e robustas as árvores nunca são pensadas de maneira diferente do senso comum, ou seja, um bom lugar para fazer sombra e às vezes render alguns frutos para o consumo. Mas ela, que muitas vezes é vista só como parte de uma paisagem maior, tem suas peculiaridades e são muitas.

Assim como todo ser vivo, as plantas também tem seu ciclo de "nasce-cresce-reproduz-morre". Mas algumas tem um pequeno desvio ou podem até mesmo falarem 'pra mim chega' e cometerem suicídio. Veja agora algumas coisas que você não sabia daquela planta que está presente no sonho de todo mundo no famoso ideal da 'sombra e água fresca'.

1 - Cuidado, explosiva!

Olha a explosão! Essa árvore com certeza não é a queridinha das pessoas good vibes que abraçam árvores para se energizar. Estamos falando da açacu, que é toda coberta de veneno e tem sua casca cheia de espinhos. Além disso seus frutos explodem e as sementes são jogadas numa velocidade de 240 km/h. Ah e nem pense em comer sua fruta porque ela te causará vômitos e diarréia.

2 - Pra ela já deu

Não é que essa palmeira não goste da sua vida, mas é que suas proporções gigantescas a permitem reproduzir só uma vez e depois disso ela tem que morrer. Seu tronco tem 18 metros e suas folhas 5, o que fazem o formato dela se assemelhar ao de uma pirâmide. Quando suas gigantes folhas dão flores, centenas de aves e insetos são atraídos. Logo depois dessa produção de frutos a palmeira já não tem nenhuma energia para si.

3 - O que é imortal

Como nos ensinou Sandy&Júnior, o que é imortal não morre no final. E o ser mais velho do planeta é esse abeto da Noruega que tem 9950 anos. Sua longevidade se dá porque sempre que seu tronco morre outro é desenvolvido a partir de suas raízes.

4 - Auto-amputação

Retirar partes que já não fazem bem ao organismo ou que podem prejudicá-lo é algo natural. Algumas árvores fazem essa auto-amputação porque a recuperação do galho muitas das vezes demandariam uma grande quantidade de nutrientes e água. Assim ela bloqueia o fornecimento de nutrientes para a parte danificada esperando que ela caia.

5 - Sofrência que se escuta

Engana-se quem acha que as plantas não falam ou pelo menos que não emitem barulho. Sempre quando estamos na pior damos o nosso jeito de ser ouvidos. Com as árvores isso não é diferente. Quando estão sofrendo com a falta de água é possível ouvir um borbulhar dentro do tronco com microfones sensíveis. Esse barulho é a pressão maior da árvore tentando levar o pouco de água que ela tem para todo seu corpo. Se o processo continuar por muito tempo pode matar a árvore.

6 - Recuperação de qualquer jeito

Foi visto que algumas árvores mesmo depois de derrubadas conseguem fixar nitrogênio e carbono no solo. Com essa fixação a árvore pode se recuperar, por isso regiões que têm essas espécies se recuperam mais rápido de um desmatamento.

7 - Não esquece fácil

Em uma experiência feita com mudas de álamo, cada uma foi plantada em um tipo de ambiente diferente. Depois quando retiradas e colocadas no mesmo ambiente cada uma das árvores que cresceu depois apresentou a ativação de genes diferentes. O fato é a prova de que as árvores têm uma memória viva do ambiente em que conseguiram se erguer.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest