• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Essa é a razão pela qual as pessoas usam fantasias no Halloween

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      24/10/19 às 12h17

No dia 31 de outubro, como muito provavelmente todo mundo sabe, se comemora o famigerado Dia das Bruxas. Também conhecido como Halloween, a tradição da celebração da data é muito forte em países como os Estados Unidos, Irlanda e Canadá. O dia das bruxas tem origem no povo celta, que celebrava o festival de Samhain, uma homenagem ao rei dos mortos.

Nas comemorações modernas, as pessoas celebram a data se fantasiando de monstros e coisas amedrontadoras. As crianças batem, de porta em porta, pedindo doces e guloseimas às pessoas. Aqueles que não os dão, costumam ser vítimas de algumas "travessuras".

Algo curioso a respeito do Halloween é que não há uma explicação sobre em que momento as fantasias surgiram. Assim como a própria celebração em si, acredita-se que a tradição de se fantasiar tenha surgido como resultado de uma mistura de costumes de várias partes do mundo.

De acordo com alguns historiadores, a origem para o costume pode ter alguma base no festival celta Samhain. Sendo este celebrado entre o equinócio de outono e o solstício de inverno. O festival celta marca o início oficial do inverno. A estação era chamada por eles de a "estação das trevas". Segundo a Enciclopédia Britânica, durante o Samhain, "acreditava-se que o mundo dos deuses se tornava visível à humanidade".

Portanto, os celtas acreditavam que, durante esse período, eles podiam ser vítimas de algumas brincadeiras, feitas pelas divindades que eles cultuavam. Dessa forma, muitas pessoas que participavam do Samhain se "disfarçavam" de animais e bestas. Isso, para se proteger de espíritos que pudessem vir a atormentá-los.

Tradições

Se avançarmos um pouco na história, percebemos que o costume moderno, de se fantasiar e sair pedindo doces às pessoas, tem raízes na tradição europeia dos saltimbancos. Grupos de teatro amador viajavam de um povoado a outro, vestindo fantasias e faziam apresentações em troca de comida.

Imigrantes escoceses e irlandeses acabaram levando o costume para a América do Norte. O que acabou se transformando no popular jogo de "doces ou travessuras", que muitas crianças ainda praticam durante o Halloween.

Fantasias de Halloween só foram atingir todo apelo popular que possuem, em meados do século XX. Supostamente, a tradição foi impulsionada graças a dois empreendedores de Nova York, Ben e Nat Cooper. Eles fundaram a Ben Cooper Inc., uma empresa que produzia fantasias inspirados na cultura pop a baixo custo.

Assim, milhares de crianças, e até adultos, puderam realizar seus sonhos de, ao menos em uma noite, se transformarem nos personagens de quadrinhos e da televisão que eles tanto amavam. Bem como ainda fazemos nos dias atuais. Com o tempo, e com ajuda da família Cooper, em transformar trajes temáticos em coisas mais baratas, as fantasias para o Halloween se tornaram parte essencial da celebração.

Nos países, que celebram o Dia das Bruxas, as fantasias são um verdadeiro negócio. Para termos uma ideia, a Federação Nacional de Varejo dos Estados Unidos estima que os cidadãos norte americanos gastarão aproximadamente 3,2 bilhões de dólares este ano. Além do mais, muito desse montante será destinada à fantasias para pets.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião. Posteriormente, não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+