icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Essa é a espécie de Vespa Gigante que acabou de ser descoberta

POR Isabela Araujo    EM Curiosidades      13/07/18 às 14h42
capa do post Essa é a espécie de Vespa Gigante que acabou de ser descoberta

Existem mais de 75.000 espécies de vespas espalhadas no mundo todo. As vespas são insetos indispensáveis para a natureza, visto que essas possuem funções polinizadoras e são predadoras de algumas pragas. Muitas pessoas se incomodam com elas, especialmente quando constroem seus ninhos ou se alimentam próximo à suas residências. Quando esses animais se sentem ameaçados, podem lançar picadas que podem ser bastante graves caso a pessoa seja alérgica. Imagina o incômodo que uma vespa gigante pode causar?

A vespa Clistopyga crassicaudata foi descoberta por pesquisadores da Universidade de Torku, na Finlândia. O inseto foi encontrado em uma região entre a Cordilheira dos Andes e a área de várzea da Amazônia. Um professor de biodiversidade de Torku relatou que estudou vespas parasitoides tropicais por um longo tempo. Entretanto ele disse que nunca viu nada parecido. Ele ainda afirmou que o ferrão parece "uma arma feroz".

O ferrão da vespa possui várias utilidades. As vespas fêmeas usam seus ferrões para injetar veneno e colocar ovos, paralisando o corpo de um hospedeiro - geralmente uma aranha - e depois colocando os ovos no animal. Após esse processo, as larvas então têm uma refeição esperando por elas quando essas chocam. O ferrão da espécie encontrada é especialmente largo e longo comparado ao tamanho do inseto.

A equipe que descobriu o animal, pediu financiamento para continuar trabalhando na Amazônia a fim de aprender mais sobre a espécie. Incluindo quais aranhas preferem como hospedeiras.


Próxima Matéria
Imagens mnn.com
avatar Isabela Araujo
Isabela Araujo
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest