icone menu logo logo-fatos-historicos.png


Essa é a história d"O homem do coração de ferro: o maior criminoso do Terceiro Reich

POR Mateus Graff EM História 10/07/17 às 15h35

capa do post Essa é a história d"O homem do coração de ferro: o maior criminoso do Terceiro Reich

O "idealizador do mal", "o demônio louro" e até o "planejador do Holocausto" eram nomes que as pessoas davam a para Reinhard Heydrich, que era conhecido por ser extremamente frio. Reinhard Heydrich foi o segundo no comando das SS e uma figura emblemática do nazismo e na Segunda Guerra Mundial. Reinhard Tristan Eugen Heydrich nasceu no dia 7 de março de 1904, em Halle Saale, cidade da Alemanha.

Extremamente inteligente, ele cultivou desde sua infância um terrível antissemitismo, o que fez ele se alistar em 1917, na Deutschvölkischer Schutz-und Trutzbund, uma organização editorial antissemita, além de ter se unido às Freikorps. Ele entrou na Marinha da República de Weimar em 1922, e lá conheceu Lina von Osten, com quem namorou e se casou anotes depois, apesar de sempre ter tido relações com outras mulheres. Uma dessas mulheres tinha conexão com os altos comandos da Marinha, o que fez ele ser expulso por causa do seu casamento em 1931.

Nesse período começou a ser formado uma divisão contra-inteligência das SS por Heirich Himmler, e por recomendação de Kart von Eberstein, amigo de Lina von Osten, convidou Heydrich para uma entrevista. Nessa entrevista, Himmler ficou completamente impressionado com a personalidade de Heydrich, e o contratou na mesma hora. Ele foi introduzido ao Partido Nazista, e em pouquíssimo tempo se tornou um dos homens mais poderosos e temidos de Himmler.

Esse foi o começo da carreira de Himmler na SS e onde ele começou a espalhar terror por onde passava. Em pouco tempo ele era o braço direito de Himmler e ganhou respeito dos líderes nazistas, inclusive de Hitler, que considerava ele um extremamente perigoso, e por isso seria muito útil para seus planos.

Alguns historiadores atribuem a autoria da famosa "Operação Krüger" (que desestabilizou o Reino Unido por meio da injeção de 140 milhões de libras esterlinas falsas em seu sistema econômico) a ele. Ele também fez parte do complô contra os comandantes russos que deu origem ao chamado "Grande Expurgo", por parte de Stalin contra os generais de seu exército.

Heydrich foi "Protetor da Bohemia e Moravia", nas sua fama maior se deve ao ato de ter mandado centenas de milhares de pessoas aos campos de concentração, fazer massacres e defender a Conferência Wannsee, em favor do que logo seria chamado de "A Solução Final".

Algumas pessoas dizem que Hitler só perdeu a guerra porque não tinha Heydrich, que morreu com 38 anos de idade em maio de 1942, vítima de um atentado em Praga. Lá ele era chefe do Protetorado da Boêmia (o governo de ocupação nazista instalado na capital tcheca da ocupação).

Tal atentado foi chamado de "Operação Antropóide", e foi idealizado pelo próprio Winston Churchill e seus generais. Quando Heydrich morreu, Hitler ficou tão bravo que ordenou o chamado "Massacre de Lídice" como represália, onde tiveram mais de 1.300 mortos.

Achou a história de Reinhard Heydrich? Talvez você goste do filme "O Homem com o Coração de Ferro", uma produção francesa dirigida por Cédric Jimenez. Confiram abaixo o trailer do filme que estreou dia 7 de julho:

E aí, já conhecia a história de Reinhard Heydrich? Não esqueça de deixar o seu comentário!


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest