• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Essa é a razão científica porque ele/ela 'olha' para outras pessoas na sua frente

POR Ana Luiza Andrade    EM Entretenimento      07/07/17 às 18h02

Essa é uma saia justa que a maioria dos casais uma hora ou outra passam ou ainda vão passar durante o relacionamento. Vamos a um exemplo visual: você está caminhando com seu(ua) parceiro(a) por uma calçada, quando de repente um dos dois entorta a cabeça para alguém que acabou de passar. Na maior cara dura. Nem disfarçou. É normal que nessa situação o outro fique bravo, com ciúmes, se sentindo inseguro. Mas quem, mesmo amando, nunca deu uma conferida, mesmo que discreta, que atire a primeira pedra!

Há uma expressão popular que costumamos usar nessas situações: "estou namorando, mas não estou cego(a)".  De fato, isso é uma realidade. O amor pode ser verdadeiro, você não tem a mínima intenção de estar com outra pessoa e tudo no seu relacionamento vai bem. Ok, até a segunda página. Isso não significa que você deixa ser atraído visualmente por outras pessoas, e que vez ou outra você escorregue no olhar.

Acontece. E isso não significa que o seu(ua) parceiro(a) tenha perdido o interesse por você ou que ele comete traições. Não é bem assim. E quem afirma isso são os próprios psicólogos num recente estudo chamado "Psicologia evolucionária".

Antes dos seres humanos desenvolverem a parte emocional do cérebro, já havia a parte instintiva da reprodução, que pode ser observada em todos os animais não racionais existentes. Assim, é comum que o homem, principalmente, mesmo durante um relacionamento estável e feliz, olhe para outras mulheres, potenciais progenitoras da espécie, como explica a terapeuta Nancy Irwin.

Outro ponto apontado pela psicóloga clínica, Michele Barton, para o portal Medical Daily, é que não há nada de errado em reconhecer a beleza. O ser humano procura por ela e isso é saudável e normal. O que ela diz que não é natural é a maneira como seu parceiro(a) lidará com essa atração instintiva. Não há desculpa nesse caso, se o seu namorado ou namorada olhar para outra pessoa de uma maneira descarada, isso é basicamente falta de respeito com o seu companheiro(a).

Tirando isso, olhar sem querer ou de maneira discreta está permitido e faz parte da natureza humana. O recente estudo já citado anteriormente, "Psicologia Evolucionária" indica ainda peculiaridades nesse tipo de comportamento.

A pesquisa mostrou que as mulheres primeiro notam a parte de cima do corpo masculino, porque elas procuram força física, para protegê-la. Por outro lado, os homens olham primeiro para os seios, cintura e quadril, porque as curvas que os homens consideram atraentes facilitariam, assim, a reprodução.

Outro estudo publicado no "Jornal de experimentação psicológica" em 2009, indicou também que casais que estão num relacionamento olham durante menos tempo para fotos de outras pessoas, enquanto os solteiros observam durante mais tempo, à procura de um parceiro em potencial.

Além disso, pessoas que não costumam achar atraentes pessoas estranhas tendem costumam serem mais felizes e mais satisfeitos em seu relacionamento. Então, fechar os olhos, às vezes, pode te tornar um indivíduo mais alegre.

Para tudo na vida deve-se procurar um equilíbrio. Se por um lado é natural que o ser humano olhe para o lado, por outro é necessário bom senso com a pessoa que está com você. Então não use isso como uma desculpa. Acontece, mas temos que saber lidar com a situação.

Afinal de contas, você não vai querer ser flagrado virando o pescoço ou de boca aberto babando por outra pessoa, certo? Controle mental e físico indica também maturidade.

Mas e você? O que pensa desse estudo? Você já foi surpreendido olhando para outra pessoa pelo seu parceiro? Ou você foi a pessoa flagrada num momento embaraçoso? Não esqueça de deixar o seu comentário dando a sua opinião nesse caso. E lembre-se, "o que os olhos não veem, o coração não sente." Ou seja, às vezes o melhor mesmo é se fingir de cego.

Próxima Matéria
Ana Luiza Andrade
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+