icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Essa é uma arte urbana criada por uma Inteligência Artificial

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      26/03/20 às 17h32
capa do post Essa é uma arte urbana criada por uma Inteligência Artificial

Com o passar dos anos, a tecnologia se desenvolveu. E várias coisas do nosso dia a dia ficaram melhores e mais fáceis. Desde coisas simples, como computadores que jogam com você até carros autônomos, a inteligência artificial mudou bastante as experiências do nosso cotidiano.

inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que possibilita que máquinas adquiram conhecimentos por meio de experiências, se adaptem às condições e consigam desempenhar tarefas como os seres humanos. Parece uma ideia promissora. Mas assim como os robôs, ainda existe uma certa preocupação sobre o quanto esse tipo de tecnologia pode evoluir. E claro, se isso significaria que as máquinas podem ultrapassar os seus criadores.

A comunicação, entre robôs e seres humanos, tanto no ambiente real, quanto na internet, já tem acontecido através de recursos da inteligência artificial. Até onde essa inteligência pode chegar, ninguém consegue dizer. Mas que ela vem, revolucionando o mundo dos humanos, isso é real.

IA

Todo desenvolvimento tecnológico amedronta os humanos. Por mais que essa tecnologia seja desenvolvida para ajudar as pessoas, ainda existe receio de que ocorra uma perda de controle. Um dos principais medos do homem é o de que os robôs criem consciência e independência, e acabem nos destruindo. Não é à toa, que o tema é retratado, a todo momento, no cinema.

E se alguma vez na vida, você assistiu a A.I. Inteligência Artificial, filme lançado em 2001, dirigido por Steven Spielberg, a probabilidade de querer ver um robô, de qualquer tipo, na sua frente é bem próxima a zero.

Mesmo que, no cinema, os cenários apocalípticos com o triunfo dos robôs seja uma coisa recorrente, isso não impede que as pessoas na vida real continuem trabalhando, para ver até onde essa inteligência pode chegar. Anos atrás, não poderíamos imaginar que hoje, estaríamos vivendo uma evolução tão grande. Coisas que, antes, achávamos que eram exclusivas de filmes de ficção científica, hoje, podemos ver como uma realidade.

Por exemplo, em Berlim, uma inteligência artificial está trabalhando ao lado de 12 artistas urbanos de todo mundo, para criar uma arte de rua do futuro. Fantasiar, experimentar e imaginar eram coisas que, até recentemente, eram exclusivas dos humanos.

Arte

Para a "MEISTERSTÜCKE", que quer dizer "obra-prima" em alemão, conjuntos visuais das contas de 12 artistas no Instagram foram usadas para alimentar a inteligência artificial. A máquina, que foi programada pelo estúdio de design Waltz Binaire, em Berlim, transferiu os dados para números. E depois, identificou padrões, contextos e formas nas informações.

Com a orientação de Jazzelle Zanaughtti, que também é conhecido como. Ugly Worldwide, a MEISTERSTÜCKE nasceu mostrando como pode ser o futuro a arte urbana. Esse projeto foi iniciado e ativado pela Jägermeister. Como resultado também teve um filtro de rosto interativo que foi inspirado no projeto. Ele dá vida à obra para os usuários do Instagram.

O MEISTERSTÜCKE está em exibição em uma exposição virtual. Os artistas, que colaboraram com a obra, vêm de todos os cantos do mundo. E alguns deles são criadores contemporâneos como Antoni Tudisco, Tony Futura, RAWS e Andrea Wan.


Próxima Matéria
Via   Futurism  
Imagens Futurism Youtube
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest