icone menu


Essa é a única solução para o fim dos engarrafamentos, segundo a ciência

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      10/01/18 às 18h52
capa do post Essa é a única solução para o fim dos engarrafamentos, segundo a ciência

Se tem uma coisa que pode deixar qualquer pessoa irritada é o tal do engarrafamento. Aquele congestionamento quilométrico aliado a um calor digno do inferno é de deixar qualquer pessoa fora do sério. Bom, existem algumas soluções para acabar com os congestionamentos, como o metrô ou simplesmente as maravilhosas bicicletas.

Mas como a maioria das pessoas não trocam o conforto do carro por essas opções, os engarrafamentos continuam "reinando" no Brasil. Mas será que existe uma maneira, segundo a ciência, de acabar de uma vez por todas com esse problema? Segundo especialistas a resposta é sim, e a gente conta para vocês qual é.

A solução para exterminar os engarrafamentos

Segundo dois cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a solução é parar de deixar os carros tão pertos um dos outros. Mas como assim? Segundo essa dupla de cientistas, a distância dos carros pode diminuir pela metade o tempo que levamos para chegar em algum lugar.

O nome dos caras que fizeram essa afirmação são Berthold K. P. Horn e Liag Wang. Para eles, a solução para acabar com os congestionamentos são sensores traseiros em sistemas de controle de tráfego. Isso já existe, e podem manter uma distância igual entre dois carros.

Se for instalado sensores na dianteira e na traseira dos carros, cria-se, segundo os cientistas, um conceito chamado "controle bilateral". Isso pode melhorar bastante o fluxo do trânsito. Em um artigo na Transactions on Intelligent Transportation Systems, Berthold K. P. Horn e Liag Wang explicaram que isso poderia ser realizado por um equipamento colocado, por exemplo, na roda dos carros ou mesmo por câmeras ou sensores a laser.

Se dá certo nós não sabemos, mas temos certeza que uma solução para os engarrafamentos seria bem vinda aqui no Brasil. Mas e você, acha que essa poderia ser a solução dos nossos problemas no trânsito? Não esqueça de deixar o seu comentário!


Ei Fatos, não deixe de conferir:

A câmera das meninas desaparecidas revela fotos arrepiantes e sem explicação

Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+