• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Essa equação matemática está dividindo a internet

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      02/08/19 às 15h16

Depois de polêmicas, como aquela do vestido, temos agora uma que envolve algo um pouco mais complexo: a matemática. Mas afinal, o vestido era azul ou cinza? Independentemente disso, hoje em dia, na internet, tudo vira uma comoção coletiva e isso pode até ser divertido. Mas no caso dessa nova questão importante que surgiu na internet, nada é tão simples quanto parece. Se você é bom em matemática, nos diga, qual a resposta para essa equação: 8/2(2+2) =? Para os especialistas em exatas, essa equação pode parecer muito fácil, mas na verdade não é.

Na internet, as pessoas estão divididas entre dois resultados para essa mesma equação e temos que dizer, os dois estão corretos. Mas como todo mundo sempre quer estar certo, essa simples (ou não) equação dividiu a internet em duas. Não parece ser possível, mas alguém conseguiu transformar uma equação em uma tendência no Twitter. Já vai pegando a sua calculadora científica guardada e venha tentar resolver essa questão.

A equação

Os usuários do Twitter são experts em lançar tendências na internet, mas temos que dizer que essa é realmente uma surpresa. Afinal, a matemática não é a matéria favorita de todo mundo, mas, na internet, ela parece ser mais interessante, como podemos perceber. Muita gente está realmente empenhada em resolver essa equação.

Se você ainda está estudando, pode ter uma vantagem agora. Para aqueles que estão enferrujado no quesito matemática, vamos exercitar um pouco esses neurônios. Resolva a equação 8/2(2+2) =?. Lápis ou calculadora na mão, depois de refrescar a memória de como resolver isso, a qual resultado você chegou? 1 ou 16? A resposta, nesse caso, pode te surpreender. Isso porque, até agora, ninguém conseguiu decidir de forma conclusiva qual resultado é o mais correto, já que os dois estão certos. Esse se tornou um debate caloroso na internet.

Será que até os maiores matemáticos da história não seriam capazes de colocar fim a essa briga matemática que viralizou na rede? Talvez, essa seja a prova conclusiva dentro da matemática de que o certo e errado possam ser uma questão de ponto de vista. E de fato, se você chegou ao resultado 1 ou 16, você está certo. Qualquer coisa além desses dois, estará errado.

A resposta

A resposta para esse enigma está na forma em que você resolve o problema, e isso está diretamente ligado ao lugar onde você aprendeu matemática no mundo. Se você usar o método de PEMDAS, a ordem de equação será Parênteses, Expoentes, Multiplicação, Divisão, Adição e Subtração. Já se você aprendeu matemática através do método BODMAS, a ordem será Colchetes, Ordens, Divisão, Multiplicação, Adição e Subtração.

Ou seja, nesse caso, as duas respostas estão certas. Mas a distinção entre as duas respostas está em qual notação você usa para resolver a equação, se é ÷ ou /, que é a diferença entre PEMDAS e BODMAS. Isso pode ser particularmente confuso e você terá que chegar a um desses dois resultados respectivamente. Isso, de acordo como o método matemático que foi ensinado.

E você, chegou a qual resultado? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Via   Mashble  
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+