icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Essa famosa personagem da TV brasileira tem sido considerada uma rainha em outros países

POR PH Mota EM Entretenimento 21/06/17 às 16h12

capa do post Essa famosa personagem da TV brasileira tem sido considerada uma rainha em outros países

A cultura dos engraçadinhos da internet se move com uma velocidade difícil de acompanhar para quem não mora em redes sociais. Principalmente no Twitter, onde milhões de informações e memes são compartilhados a cada segundo, uma semana pode produzir piadas que alimentariam um ano inteiro de conversas e risadas.

Recentemente, um improvável ícone da TV e da cultura nacional começou a ser idolatrado na internet. Uma bruxa em forma de jacaré que rouba crianças e integra o folclore do Brasil há quase 100 anos: a Cuca.

Por aqui, a personagem já é conhecida desde 1921, quando apareceu pela primeira vez nos livros do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato. Desde então, já apareceu em diversas adaptações para a TV, tendo mais popularidade a partir das versões de 1977 e de 2001, ambas da Rede Globo.

Meme improvável

Se você entrou no Twitter nos últimos dias, provavelmente se deparou com vários memes, gifs, vídeos e imagens da estranha bruxa jacaré que tem surpreendido os gringos. Principalmente entre a comunidade gay, a personagem tem sido ícone de piadas e caiu na graça de milhares de usuários.

A Cuca começou a ganhar destaque nos últimos dias depois que um usuário postou um gif da jacaré de perucas ao lado de letras da música Check It Out, de Nicki Minaj. No mesmo instante, vários outros usuários começaram a postar outros gifs da Cuca com citações irônicas e bem humoradas, representando uma personagem atrevida e confiando, enquanto outros começaram a apostar na bruxa como um ícone gay.

Dentro de poucos dias, vários sites internacionais publicaram artigos para esclarecer a origem da personagem. Enquanto a maioria dos brasileiros era capaz de reconhecer a personagem dos clássicos programas de TV, os estrangeiros queriam entender quem era a jacaré de peruca por trás das piadas.

Pouco tempo antes da Cuca despontar como rainha da internet, um outro ícone bem improvável estava sentado no trono dos memes.

Babadook

Babadook é um filme de terror de 2014 que conta o drama de uma mãe australiana. O filho da mulher começa a fazer relatos sobre visitas de um monstro chamado Babadook, que teria entrado na casa da família a partir de um livro infantil. Logo a mulher percebe que o caso vai muito além da imaginação da criança.

Por mais que a história não tenha nenhuma ligação com o humor, usuários do Tumblr começaram a compartilhar uma imagem que apontava o filme listado entre os filmes LGBT da Netflix. Rapidamente a imagem ganhou a internet e várias piadas que apontavam o personagem de terror como homossexual começaram a ganhar força no Tumblr, no Twitter e em outroas redes sociais.

A piada começou a ganhar força no início de 2017, mas voltou a ser o centro das atenções em junho por conta da celebração do mês do Orgulho LGBT. Com pouco tempo de reinado, no entanto Babadook perdeu a realeza para a bruxa brasileira com cara de jacaré, a Cuca.

Outras celebridades brasileiras

Essa não é a primeira vez que americanos e outros estrangeiros ficam encantados com memes brasileiros. Antes da Cuca ganhar a internet, os gringos já tinham se impressionado com gifs da Gretchen e, principalmente, de Nazaré Tedesco, personagem da novela Senhora do Destino.

Montagens da personagem com olhar perdido e cálculos matemáticos ganharam a internet desde 2016 e ficaram populares ao redor de todo o mundo. Enquanto aqui a personagem é reconhecida pela aparição na novela de 2004 e ações terríveis como sequestro de crianças e homicídios na escasa, os gringos conhecem Nazaré como math lady ou confused lady (senhora da matemática ou senhora confusa, em inglês).

Depois de tantos memes inesperados, qual será que vai ser a próxima contribuição do Brasil para as piadas da internet?


Próxima Matéria
avatar PH Mota
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest