icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Essa ilusão de ótica está deixando as pessoas simplesmente malucas

POR Magno Oliver EM Ciência e Tecnologia 12/09/16 às 19h19

capa do post Essa ilusão de ótica está deixando as pessoas simplesmente malucas

Você sabe o que são os pontos mais brilhantes que identificamos no céu durante as noites? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nossa equipe já te explicou o que é esse fenômeno.

As pessoas estão fritando suas mentes por conta de alguns pontos em uma imagem que desaparecem diante de seus olhos e causam um efeito que pode te deixar com tontura, ao olhar por muito tempo.

Uma ilusão de ótica feita pelo professor de Psicologia japonês Akiyoshi Kitaoka foi parar na internet, em sua rede social no Facebook, e chegou a ser compartilhada mais de 7 mil vezes.

O desenvolvedor de jogos Will Kerslake compartilhou a ilusão de óptica em seu perfil no Twitter e os internautas ficaram surpresos com os efeitos da ilusão de ótica. Ela possui uma grade de linhas horizontais, verticais e diagonais com 12 pontos pretos em várias intersecções.

Veja a imagem:

quando nossos olhos visualizam um padrão organizado de imagem de maneira específica, o nosso sistema nervoso pode não conseguir processar o que vê corretamente.

Em um artigo científico chamado "Variações sobre o Herman Grid: uma ilusão" que discute ilusões ópticas aparentemente semelhantes, o texto explica que  "quando os discos brancos em uma grade cintilante são diminuídos e destacados em preto, eles tendem a desaparecer. A pessoa só consegue ver alguns deles ao mesmo tempo, em grupos que se movem erraticamente na página".

"Nas partes onde não se vê os pontos, as linhas cinzas parecem ser contínuas, gerando cruzamentos cinzas que não estão realmente presentes."

A ilusão de ótica te confundiu? O que você achou? Mande seu comentário para gente!


Próxima Matéria
Via   distractify     sagepub  
Imagens syhus
avatar Magno Oliver
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest