icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Essa incubadora poderia mudar a gravidez como nós conhecemos

POR Mateus Graff EM Ciência e Tecnologia 01/03/18 às 19h48

capa do post Essa incubadora poderia mudar a gravidez como nós conhecemos

Já fizemos matérias com os 6 fatos estranhos que ninguém te conta sobre a gravidez e as 7 coias que podem acontecer durante a gravidez. Pois bem, temos certeza que vocês não viram nada parecido com o que vão ver hoje nessa matéria. E que tal uma gravidez fora do útero? Parece algo bem futuristas e acreditem, isso pode estar mais próximo do que você imagina.

Estamos cada vez mais próximos da 'vida artificial'. Imaginar casais escolhendo bebês em telas de computadores não é difícil, certo? Pois bem, um projeto chamado "ArtEz" de estudantes de design da Universidade das Artes, na Holanda, criou uma incubadora chamada "Par-tu-ri-ent ". O que ela faz? Gravidez fora do útero. Bom, a gente explica esse caso melhor para vocês.

Par-tu-ri-ent

Jasmijn Van Der Weide, Jeroen Van Kempen, Lovisa Minkiwicz foram que criaram a nova maneira de conceber uma vida. A incubadora, no caso, usa a famosa biotecnologia. Junto a professores, cientistas e especialistas da área, foi aberto um debate sobre design, tecnologia e ética.

O projeto mostra uma incubadora artificial e inteligente que é conectada à internet. Dentro dessa tecnologia, supostamente fica um feto e um pequeno dispositivo que imita o calor, alimentação e as reações de uma gestante. Poré, a cápsula, é feita de vidro. Cada estágio do crescimento da criança é documentando no 'berço' de alta tecnologia.

Mas e as vozes do pai e da mãe? A cápsula possui microfones que permitem que o pai e a mãe gravem suas vozes para se comunicar com o futuro bebê. Eles também podem selecionar músicas para estimular o cérebro. Segundo o estudo, o processo é próximo ao observar o nascimento de uma galinha a partir do ovo. O uso de luzes fornece o calor para o seu nascimento.

Críticas ao processo

É claro que anular o processo biológico da gravidez e observar o "design" de um feto a partir de uma cápsula recebeu críticas negativas. As críticas feitas principalmente em redes sociais compara esse processo com a montagem de um carro. Outros dizem achar desagradável ver o crescimento de um feto através de uma cápsula de vidro. Os alunos que criaram o projeto ainda não tem planos para vender a ideia e muito menos criar o projeto real.

Esse vídeo, em inglês, mostra um pouco do projeto:

Mas e você, qual a sua opinião sobre o projeto? Teria coragem de 'ter um filho' em uma incubadora artificial?


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest