• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Essa mulher está processando a NASA por causa de um pedaço da lua, entenda o caso

POR Mateus Graff    EM Curiosidades      25/07/18 às 15h30

Você conhece o Tratado do Espaço Exterior? Esse tratado também é conhecido formalmente como Tratado sobre os Princípios Que Regem as Atividades dos Estados na Exploração e Utilização do Espaço Exterior, Incluindo a Lua e Outros Corpos Celestes. Mas para que serve esse tratado? Esse tratado forma a base da lei espacial internacional.

O tratado foi feito em 1967 e entrou em vigor no mesmo ano. Em 2008, 98 países constavam como signatários do tratado, enquanto outros 27 assinaram, mas não completaram a ratificação.

Sendo assim, caros leitores, nós, vocês ou qualquer um dos 7,6 bilhões de pessoas neste planeta é co-proprietário, em partes iguais, da lua, estrelas e qualquer objeto celestial que existe no universo.

Mas parece que para a NASA as coisas não são bem assim, ao menos desde que a missão Apollo 11 chegou a lua e a NASA se tornou dona de todo o material lunar coletado em suas expedições. Nas isso pode chegar ao fim e a gente conta para vocês como isso é possível.

Um frasco de areia lunar que está causando polêmicas

O lance é que Laura Murray Cicco entrou com um processo no Tribunal Federal do Kansas para ser declarada dona de um frasco com areia lunar que Neil Armstrong deu a ela. A mãe de Laura deu o frasco para ela quando Laura tinha apenas dez anos de idade, segundo um documento registrado na corte.

Porém, ela não havia visto o item por décadas. Mas há cinco anos ela foi verificar os pertences dos pais e encontrou o frasco. O astronauta Neil Armstrong era amigo do pai de Laira, Tom Murray. Ele era da Força Aérea dos EUA e ambos foram membros do Quiet Birdmen, um clube secreto para aviadores.

O frasco foi dado para o pai de Laura ainda nos anos 1970. No recipiente também tinha um bilhete dizendo o seguinte: "Para Laura Ann Murray — desejo sorte — Neil Armstong Apollo 11".

O Lunar Allocations Handbook diz que "amostras lunares são de propriedade do Governo dos Estados Unidos, e a política da NASA é de que materiais lunares só poderão ser usados para fins autorizados." Mas o advogado de Laura, Christopher McHugh, diz que "Laura recebeu isso legitimamente de Neil Armstong, então é dela, e nós só queremos estabelecer isso legalmente."

Mas e agora, de quem é o frasco com areia lunar? A lua por casado tem dono? E o Tratado do Espaço Exterior? O processo de Laura ainda está em andamento e como ela mesmo disse, seu frasco com areia lunar está mantido em local seguro.

Mas o que você acha? Será que esse material lunar deve ficar em posse de Laura ou o material pertence a NASA? Não esqueça de comentar aqui embaixo!

Próxima Matéria
Via   Gizmodo     Clarin  
Imagens Terra G1
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+