icone menu logo logo-fatos-historicos.png


Essa múmia de mais de 5000 anos foi encontrada com tatuagens misteriosas

POR Lucas Curado EM História 02/03/18 às 17h44

capa do post Essa múmia de mais de 5000 anos foi encontrada com tatuagens misteriosas

Se você acha que tatuagens são uma "moda" inventada nos dias de hoje, você está redondamente enganado. Décadas atrás pessoas já usavam tatuagens... Ou melhor, milênios atrás... Até então, a primeira pessoa tatuada datava de 2.000 anos antes de Cristo, contudo, foi descoberto que essa tendência é mais antiga. Naquela época o porquê de fazer tatuagens não era simplesmente estético.

Muitas vezes existia um motivo vinculado a esfera espiritual, social ou de reconhecimento. Por exemplo, se uma pessoa demonstrasse grande força e coragem, ela ganhava um tatuagem. Se uma outra pessoa era um sacerdote ou estava em um alto patamar hierárquico, ele recebia uma tatuagem. Contudo, até então não se sabia que a arte da tatuagem era tão antiga.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você mais um pedacinho da história da humanidade que a milênios foi esquecida. Nas areias do Egito, duas múmias foram encontradas e até então, apesar de antigas, elas não se "destacavam". Um dia o curador do museu onde elas estavam fez uma descoberta que causou grande alvoroço dentro de seu ramo de atuação. Conheça essa múmia de mais de 5000 anos encontrada com tatuagens misteriosas.

A descoberta

A 100 anos atrás duas múmias foram encontradas no Egito enterradas em uma cova rasa. Essas duas pessoas que morreram naquele lugar foram mumificadas naturalmente, ou seja, foram conservadas pela salinidade, calor e a seca do local. Cada uma dessas múmia possuíam cerca de 5.000 anos de idade e viveram em uma época onde o Egito não havia se unificado. A pouco tempo atrás elas chamaram novamente a atenção dos pesquisadores.

Podemos dizer que essas múmias foram re-descobertas. Juntos da Universidade de Oxford e do Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionista, Daniel Antoine do British Museum fez uma nova descoberta. Esse curador resolveu investigar mais a perto algumas manchas que eram presentes no corpo dessas múmias, porém, que ninguém nunca deu atenção. Ele descobriu as tatuagens não-abstratas mais antigas da humanidade.

As tatuagens

Um dos corpos achados era de uma mulher, que foi chamada de "Mulher de Gebelein". Ela estava na mesma cova do "Homem de Gebelein". A mulher possuía tatuagens de algo que parecia um cajado e também 4 formas parecidas com "s" no seu braço e ombro. O homem possuía a tatuagem de um touro e um carneiro. Acredita-se que ambas tatuagens reafirmam algum tipo de status.

Não se sabe bem o que essas tatuagens podem significar, mesmo porque não se tem uma referência similar da mesma época. Contudo, normalmente tatuagens eram usadas como símbolos de coragem, status ou espiritualidade. Essa descoberta ajudou a pesquisadores a chegarem a conclusão de que a 3.000 anos antes de Cristo, tanto homens como mulheres tatuavam-se. Esse achado foi um importante passo para entender nossas origens e antigos costumes.

Tatuagens de outrora

Apesar de tudo, não foi a primeira vez que acharam um tatuagem que também datava de 5000 anos atrás. Todavia essa outra tatuagem, encontrada em Ötzi, não possuía um significado... Em outras palavras, não eram figurativas. Nesse caso especifico, muitas creem que foi parte de um ritual de cura. Eram 61 tatuagens localizadas nas juntas do homem.

O que torna essas múmias de Gebelein tão especiais é o fato de possuírem tatuagem figurativas. Não somente isso, essa descoberta data de um milênio antes da "tatuagem mais antiga" anterior. As tatuagens da mulher que foram encontradas também são encontradas em vasos ritualísticos egípcios. Isso reafirma o caráter religioso das mesmas.

E aí, o que achou dessa matéria? Deixe seu comentário e até a próxima.


Próxima Matéria
Via   gizmodo  
avatar Lucas Curado
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest