icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Essa pode ser sua última chance de você ver o Titanic ao vivo

POR Leticia Rocha    EM Curiosidades      04/10/18 às 19h32
capa do post Essa pode ser sua última chance de você ver o Titanic ao vivo

O Titanic é o protagonista de uma das maiores tramas românticas de todos os tempos. O navio, foi projetado para ser a embarcação mais luxuosa e segura da época. Era dito como inafundável. No entanto, em sua viagem inaugural em 1912, o navio se chocou com um iceberg e se partiu ao meio.

Este foi um dos maiores acidentes marítimos que já existiu e deixou cerca de 1500 vítimas. Desde então, muito se falou sobre o naufrágio e até um filme foi criado sobre. Desde então a embarcação repousa no fundo do mar.

Inúmeras expedições foram realizadas para localizar a embarcação, no entanto, isso só foi possível em 1985, mais de 70 anos após o trágico acidente.

Visitas ao Titanic

Foi a partir desse momento que cientistas e turistas puderam visitar o local. Os destroços da embarcação na época já estavam cobertas por ferrugem. O que acontece é que nessa ferrugem se desenvolveu uma bactéria que tem corroído a estrutura da embarcação.

São cerca de 180 quilos perdidos diariamente pela bactéria. A expectativa de vida para a embarcação é de 20 a 50 anos. Com o tempo, as bactérias parecem consumir ainda mais a sua superfície e, vai chegar um ponto, em que o Titanic ficará irreconhecível.

Última visita ao local

Um empresa privada americana, a OceanGate, está planejando uma das últimas viagens ao Titanic, que ocorrerá em 2019. A expedição não irá contar apenas com estudiosos e cientistas, turistas também poderão visitar o local. O custo para essa excursão de 11 dias, com direito a pelo menos um mergulho submersível na embarcação, é de 105 mil dólares.

O preço equivale ao custo de uma passagem de primeira classe na fatídica viagem inaugural do Titanic. Com todas as correções e ajustes na inflação desde o acidente.

Mas não é qualquer turista que será aceito nessa excursão. Como o navio está no fundo do oceano, aonde a temperatura é de 1° C e a pressão é tão forte que pode matar em questão de segundos. Os interessados em visitar o local precisam ter algum preparo físico e instrução.

Por isso, os turistas estão passando por uma seleção e posteriormente passarão por toda uma etapa de preparação. Os aventureiros também poderão ajudar na construção de um mapeamento em 3D da embarcação, que posteriormente será disponibilizada gratuitamente para cientistas e estudiosos.


Próxima Matéria
avatar Leticia Rocha
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest